Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA
Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas

Última alteração: 2012-06-11

Resumo


Pensar sobre acessibilidade educacional nas pesquisas acadêmicas constitui-se em uma necessidade tendo em vista a realidade da educação na atualidade, principalmente no que diz respeito às investigações pouco exploradas, como é o caso da relação entre: altas habilidades/superdotação –AH/SD-, pesquisa na universidade e acessibilidade educacional. Com isso, este texto tem por objetivo discutir a interlocução da escola com a pesquisa universitária quanto à acessibilidade dos estudantes com AH/SD, procurando evidenciar algumas ações vinculadas a um projeto de pesquisa de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. A discussão neste artigo pauta-se em uma perspectiva qualitativa, ainda tem por principais subsídios teóricos os estudos de Manzini (2005), Freitas e Pérez (2010) os quais tem importantes contribuições para este campo. Dentre as principais considerações, tem-se que: corresponsabilidade entre escola e universidade, por meio das ações de projetos de pesquisa, contribui significativamente para a constituição da acessibilidade educacional dos estudantes com AH/SD.

 


Texto completo: PDF