Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE A PARTIR DE IMAGENS E AS IMAGENS COMO ENUNCIADOS
Francieli Regina Garlet

Última alteração: 2012-06-06

Resumo


A escrita a que se refere o presente texto, diz respeito à proposta desenvolvida com professoras da educação básica de Santa Maria – RS. A materialidade da pesquisa foi a construção de narrativas a partir de imagens de seu acervo pessoal. Estas imagens são entendidas aqui como enunciados que atravessam a construção da subjetividade destas docentes. Sendo assim, os questionamentos que movimentam a pesquisa buscam entender o que dizem da subjetividade docente destas professoras as imagens escolhidas e guardadas por elas. A abordagem metodológica, para dar conta dos questionamentos levantados pela pesquisa, inclui a Investigação Baseada nas Artes a partir de Hernández (2010) e Oliveira (2011) e a pesquisa narrativa através de Martins e Tourinho (2009). A partir dos referenciais utilizados busco tecer reflexões acerca da cultura visual, da construção da subjetividade docente, e da experiência de si.


Texto completo: PDF