Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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PRINCÍPIOS FROEBELIANOS: PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS
Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Gladys Mary Ghisoni Teive

Última alteração: 2012-05-15

Resumo


Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar alguns princípios froebelianos nos documentos curriculares da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, Santa Catarina, a saber: a organização de turmas por idade; a graduação das atividades por idade; a importância da brincadeira e do jogo; o professor como mediador da aprendizagem; o respeito às fases de desenvolvimento da criança e a narração de histórias. Enfatizando as rotinas da educação infantil - aqui entendidas no sentido mais amplo de organização e estruturação do trabalho pedagógico -, nos propomos realizar um estudo comparativo entre os princípios difundidos por Froebel no século XIX e os princípios da educação infantil defendidos no final do século XX pelas propostas curriculares do município de Florianópolis. Concluímos que tais princípios, mesmo não sendo referenciados como froebelianos, continuam influenciando a organização das rotinas nos currículos da educação infantil.

Palavras-Chave: Educação Infantil. Currículo. Rotinas.


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