Última alteração: 2012-05-15
Resumo
O estudo traça um perfil longitudinal dos ministros da educação no Brasil, identificando-os como gestores da educação em âmbito federal e lançando mão de uma pesquisa qualitativa baseada em dados do site do Ministério da Educação, cotejada com uma revisão bibliográfica. O texto foca em elementos periféricos sobre os ministros, elegendo questões de foro descritivo para delinear um panorama geral, deliberadamente carente de aprofundamentos temáticos ou recortes temporais. Metodologicamente os dados advindos do portal do MEC foram cotejados com outras fontes, servindo de base para a produção de uma tabela com os dados descritivos necessários ao tracejo do perfil proposto. No desenvolvimento são apontados aspectos descritivos, incluindo rupturas e permanências envolvendo a nomeação de ministros. Conclui-se que não há um elemento de recorrência entre os ministros da educação no Brasil, que permita o desenho de um perfil similar para a maioria dos ocupantes do cargo. Não há condição ou lastro profissional no histórico dos ocupantes do cargo, que possa definir similaridades na escolha de quem gesta a educação no Brasil.