Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO A PARTIR DA EDUCAÇÃO BOLIVARIANA DA VENEZUELA
Débora Villetti Zuck, Francis Mary Guimarães Nogueira

Última alteração: 2012-05-15

Resumo


Resumo: Este trabalho se propõe a identificar e analisar a categoria integração da América Latina expressa nos documentos oficiais e na base legal educacional da Venezuela, de 1999 a 2009. A integração, concebida como cooperação, solidariedade e complementaridade, tem sido um instrumento importante na luta anti-imperialista, anticapitalista e num mundo pluripolar, almejado pelo referido país e difundida por  mecanismos integracionistas, como a ALBA-TCP. Entende-se que a educação não tem caráter autônomo nem hegemônico diante das relações sociais em que está “mergulhada”. Logo, expressa a categoria analítica: nas orientações filosóficas do currículo, no caráter das Escolas Bolivarianas, nos objetivos e conteúdos do Liceu, na definição de Estado Docente e como uma das finalidades na LOE/2009. A categoria estudada adquire contornos centrais que orientam a formação do “homem novo” venezuelano e aparece atrelada a construção do Socialismo do Século XXI, daí a importância em apreendê-la neste processo histórico recente e contraditório do real.

Palavras-chave: Integração da América Latina; Educação Bolivariana da Venezuela; Lei Orgânica de Educação de 2009; Socialismo do Século XXI.


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