Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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O PROFESSOR REFLEXIVO E O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Anelise Dos Santos da Costa, Letícia Fleig Dal Forno, Camyla Antonioli

Última alteração: 2012-05-02

Resumo


Resumo

O contexto educacional inclusivo desafia o profissional da educação a refletir criticamente acerca da sua prática e seu contínuo processo de formação. Esse movimento parte principalmente da auto percepção, que instiga à busca de meios para construir-se como autor dos processos de mudança no exercício do ser docente. Esse movimento gera indagações sobre suas experiências significativas e a formação continuada lhe possibilita uma percepção reflexiva, a qual o estimulará a buscar novas competências, para qualificar seu desempenho como mediador da construção do conhecimento, de modo especial a formação do professor prático-reflexivo, e seus desdobramentos no cotidiano docente junto aos estudantes com AH/SD. Esse trabalho tem como objetivo discutir as tensões sobre a formação continuada, tendo em vista a educação inclusiva para estudantes com características de AH/SD. Para tanto, esta pesquisa de cunho bibliográfico refere-se a uma revisão de trabalhos produzidos por acadêmicos (de licenciatura e pós-graduação), envolvidos em um grupo de pesquisa sobre AH/SD, os quais abordam a formação continuada, como sendo um meio de aprofundamento teórico e reflexão sobre as práticas de ensino voltadas aos alunos com AH/SD.


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