Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO ORIENTADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Ana Amélia Artini Bergamo, Solange Aparecida Da Rosa

Última alteração: 2012-05-13

Resumo


Esta pesquisa objetivou identificar como professores dos anos iniciais da rede estadual de educação em Chapecó/SC concebem a aprendizagem e o desenvolvimento humano e analisar se suas concepções são compatíveis com a abordagem histórico-cultural, orientadora da prática pedagógica neste sistema de ensino. O problema de pesquisa surgiu a partir de uma prática de ensino e entendimento de que a escola é fundamental no processo de humanização dos indivíduos por possibilitar o desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas, por meio da socialização/apropriação do saber historicamente produzido pela humanidade. Após coleta e análise de dados estes nos levaram a alguns resultados: nenhum dos entrevistados definiu, de acordo com a abordagem citada, os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento humano; não conseguiram apontar as implicações para a prática pedagógica ao se trabalhar com esta abordagem e; não definiram com clareza o papel da escola e do professor nesta abordagem.

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