Última alteração: 2012-06-25
Resumo
O presente artigo traz uma reflexão acerca da participação, pela primeira vez, dos cursos de graduação em Relações Internacionais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2009. A pesquisa demonstra que em sua grande maioria, os cursos avaliados tiveram um desempenho insatisfatório, porém também se verifica que as questões elaboradas para a prova não abarcam muitos dos temas constante nos projetos pedagógicos dos cursos dessa área que, até a presente data, não tem suas Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Verifica-se um descompasso entre o que vem sendo ensinado e estudado e aquilo que está sendo cobrado, levando a resultados que podem demonstrar uma situação mais grave do que a realmente existente. Diante disso, procura-se discutir o resultado do ENADE de 2009 perante as perspectivas de uma nova prova que deverá ser aplicada aos alunos de Relações Internacionais em 2012.
Palavras-chave: Relações Internacionais. Avaliação. ENADE.