Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO 9º ANO SOBRE INDISCIPLINA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: UMA BUSCA PELA AUTONOMIA
Adriano Charles Ferreira, Edvanderson Ramalho dos Santos

Última alteração: 2012-05-02

Resumo


A indisciplina como um problema pedagógico fomenta no espaço escolar discussões e a circulação de informações entre educadores e educandos buscando explicações. O trabalho apresenta uma pesquisa em curso sobre a as Representações Sociais (RS) dos alunos do ensino fundamental acerca da indisciplina. Parte-se da hipótese que é preciso compreender como os discentes percebem a indisicplina, para buscar subsídios que visem à melhoria das práticas pedagógicas. As RS são investigadas segundo a abordagem estrutural, proposta por Abric. A metodologia é exploratória-descritiva, com perspectivas quali-quantitativas. Os dados foram coletados mediante questionário (N=457), solicitando a evocação de palavras ou expressões que lembram indisciplina, posteriormente processadas no software EVOC. A coleta e analise revelam uma RS centrada num pólo normativo, com as evocações: bagunça e desrespeito, como possíveis núcleos centrais.


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