Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
PROVA BRASIL EM CENA: À VOZ DOS ALUNOS E PROFESSORES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO
Naidi Carmen Gabriel, Sherlon Cristina De Bastiani

Última alteração: 2012-05-15

Resumo


RESUMO

O presente apresenta análise de uma etapa concluída da pesquisa “Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental na mesorregião oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino (2010-2014)”, vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes e constituiu-se em realizar o acompanhamento da aplicação da Prova Brasil 2011 junto à 18 escolas pertencentes a 18 diferentes municípios da mesorregião oeste de Santa Catarina. A partir das reflexões teóricas sobre as avaliações em larga escala e o contexto educacional brasileiro nas últimas décadas resolvemos dar voz à alunos e professores em um momento crucial para esses atores educacionais: o dia da aplicação da Prova Brasil. O objetivo é identificar as concepções e expectativas dos alunos e professores bem como as ações de preparação para tal avaliação. A metodologia utilizada foi a análise de sete relatórios de acompanhamento de aplicação da Prova Brasil/Saeb 2011 produzido pela equipe de bolsistas da pesquisa supracitada. Durante a análise de dados observarmos pontos em comum nas opiniões de vários professores, como por exemplo o questionamento da validade deste instrumento como medida da qualidade educacional.

 

Palavras-chave: Avaliações. Concepções. Qualidade. Prova Brasil.


Texto completo: PDF