Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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“ASSOCIAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA”: VESTÍGIOS DE SUA INCORPORAÇÃO À CULTURA DOS GRUPOS ESCOLARES LAURO MÜLLER E ALBERTO TORRES (1946 E 1956)
Fernanda Ramos Oliveira Prates, Julia Vieira Tocchetto de Oliveira, Gladys Mary Ghizoni Teive

Última alteração: 2012-05-11

Resumo


A presente pesquisa investiga três associações auxiliares de base escolanovista: a Liga Pró-Língua Nacional, a Liga da Bondade e o Pelotão de Saúde, implantadas nos grupos escolares Lauro Muller e Alberto Torres. Foi escolhido, como recorte temporal, o ano de 1946 para a análise do primeiro, e o de 1956 para a do segundo. O estudo propõe-se buscar vestígios das apropriações dessas associações na cultura das escolas pesquisadas no período de vigência da Reforma Elpídio Barbosa que instituiu a escolanova no estado de Santa Catarina. A fundamentação teórica é alicerçada nos estudos sobre a cultura escolar desenvolvidos pelo historiador espanhol Viñao Frago, e a sua base empírica é constituída pela legislação educacional e pelos relatórios apresentados à Inspetoria Geral do Ensino pelos diretores dos grupos escolares analisados, dando-se especial ênfase às atas e às fotografias. Concluiu-se que cada uma das escolas analisadas, ao seu modo, buscou colocar as Associações em prática, criando mecanismos bastante singulares a partir de suas especificidades e necessidades.

Palavras-chave: Grupos escolares. Cultura escolar. Associações auxiliares.


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