Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010
Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz

Última alteração: 2012-05-14

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que objetivou analisar a educação básica brasileira a partir do Plano Nacional de Educação - PNE no período de 2001-2010. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por meio de fundamentação teórica sobre os determinantes econômicos e políticos da realidade da educação básica brasileira, combinada com um levantamento comparativo entre as metas pretendidas pelo PNE em vigência no referido período e as medidas implementadas, a fim de sustentar uma avaliação do Plano. Apesar das expectativas de resolução de carências históricas na educação básica brasileira, o Plano definiu dezenas de metas, todavia, não garantiu investimentos suficientes e não definiu mecanismos concretos para garantir a sua aplicação. Por isso, a maioria de seus objetivos e metas não foram cumpridos.  


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