Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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ATIVIDADE DOCENTE NA EAD SOB PERSPECTIVA DA ERGONOMIA COGNITIVA
Rejane Esther Vieira Mattei

Última alteração: 2012-06-04

Resumo


O presente artigo tem como temática investigativa a atividade docente na educação a distância sob a perspectiva da ergonomia cognitiva. Questiona-se: Quais são as atividades dos professores na modalidade a distância na atualidade? Neste sentido, a ergonomia cognitiva trata dos processos mentais e comportamentais elaborados por sujeitos em uma situação de trabalho, conforme Abrahão (1993); Canãs e Waerns (2001); Borges (2010); Falzon (2004); Leplat e Hoc (1992); Hollnagel (1997); De Montmollin (1995). Na ergonomia, a atividade é o que é feito, o que o sujeito mobiliza para efetuar a tarefa. A tarefa prescrita se define por um objetivo e pelas condições de sua realização. Desta forma, entende-se que atividade é o conjunto dos processos que o sujeito aciona para realizar a Tarefa. Compreende-se que tais processos correspondem tanto as condições físicas, comportamentais, como os processos intelectuais e cognitivos. Os professores acabam realizando um processo de redefinição, de interpretação dessas tarefas (Tarefa Redefinida) de acordo com sua experiência pessoal e profissional, com sua competência, com seus objetivos pessoais e coletivos, elaborando, assim, uma  re-significação  particular  à  Tarefa  Prescrita.  Posteriormente, temos a tarefa efetivamente realizada pelos professores, em termos de ações concretas realizadas dentro de  um  dispositivo  fortemente  instrumentado  (Tarefa Realizada), que se constitui em síntese de todo o processo, isto é, a atividade.A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, análise documental e de conteúdo.


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