Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
REVISITANDO A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET PARA ANALISAR A ATUAÇÃO DO DOCENTE QUE TRABALHA EM ESCOLAS INCLUÍDAS NA CULTURA DIGITAL
Marcia Speguen de Quadros Piccoli

Última alteração: 2012-06-04

Resumo


Este trabalho surge como resultado das reflexões de uma disciplina do curso de mestrado em educação da Universidade de Caxias do Sul, e, busca estabelecer uma relação entre alguns conceitos que fazem parte da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget e o papel a ser desempenhado pelo docente que utiliza os recursos tecnológicos em suas aulas e se preocupa com o processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se, portanto, de um texto que descreve situações que fazem parte do contexto da educação infantil, básica, fundamental, de ensino médio, superior, enfim de todos os níveis educacionais e que relacionam a teoria com a prática. Por fim, as relações estabelecidas evidenciam a necessidade de repensar e potencializar a formação do docente, enquanto profissionais que precisam realizar um trabalho mediado pela tecnologia, pensando em estabelecer a conectividade entre a escola e a realidade dos alunos.


Texto completo: PDF