Última alteração: 2012-06-06
Resumo
Apresento neste artigo a análise parcial de dados da pesquisa para a dissertação do Mestrado em Educação, em desenvolvimento. A coleta de dados foi realizada em 2010, numa turma do Ensino Fundamental de escola pública do Rio Grande do Sul. A investigação tem por objetivo identificar as aprendizagens percebidas pelos estudantes nas Oficinas de Jogos Teatrais e suas repercussões intra e extra-escolares. No processo de análise, emergiu a categoria intitulada Desenvolvimento e/ou aprimoramento de funções psíquicas nos Jogos Teatrais. Os Jogos Teatrais são métodos lúdicos com regras explícitas, onde o grupo de alunos que joga divide-se em equipes que se alternam nas funções de “jogadores” e “observadores”, cuja finalidade é o desenvolvimento cultural e o crescimento pessoal dos indivíduos (JAPIASSU, 2008). Amparando-me nos referenciais teóricos de Vygotsky (1982, 1983, 1998, 2001, 2009) e Spolin (2005, 2008), concluo que as Oficinas de Jogos Teatrais possuem forte potencial educativo como promotor do desenvolvimento de funções psíquicas e de seu aperfeiçoamento no ambiente escolar.
Palavras-Chave: Aprendizagem; Atenção Voluntária; Consciência Corporal; Desenvolvimento; Jogo Teatral