Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

História da Educação

Escola de Enfermagem Madre Justina Inês: profissionalização e ensino superior em Caxias do Sul - (1957 a 1967)
Edlaine Almeida
HIstórisa da implantação da Escola Luterana Concórdia de Marechal Cândido Rondon (1955-1969) no contexto da colonização do Oeste Paranaense
rodrigo pinto andrade, Cézar Alencar Arnaut de Toledo

Didática

O portfolio na prática pedagógica universitária reflexões de um grupo de doutorandos em educação.
Maiza Margraf Althaus
Pedagogia do Oprimido, Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações necessárias
leonardo dirceu de azambuja
ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS EM CURITIBA
Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa, Dinamara Pereira Machado, Paula Reis

Estado e Política Educacional

QUALIDADE TOTAL X QUALIDADE SOCIAL: DUAS CORRENTES DICOTÔMICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Aline Alves
PARA QUE A AVALIAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO?
Rosilene Amorim Anjos
A ATUAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ
Carina Alves da Silva Darcoleto, Gisele Masson
REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: ELEMENTO PARA PONTUAR A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
Senhora Lucia Albrecht da Silveira
AS POSSÍVEIS RAZÕES DO SUCESSO ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS
Cleudane Andrade, Tânia Regina Raitz
A expansão da rede federal de educação profissional: como sustentar uma demanda no campo educacional em um rápido processo de expansão?
Jair Jonko Araujo, Paulo Eduardo Grischke
PROTAGONISMO DOCENTE: A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PERFIL DOCENTE À LOGICA DO CAPITAL
Mari Celma Matos Martins Alves
Índice de desenvolvimento da Éducação Básica:indicadores de qualidade
Aline Ferron, Carmem Albrecht da Silveira
O novo plano nacional decenal de educação e as políticas educacionais de estado: velhas metas novos desafios
Delcio Antonio Agliardi, Cristiane Backes Welter, Maristela Rates Pierosan

Educação Popular

DESAFIOS NA REALIDADE EDUCATIVA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS ESCOLAS DO CAMPO
Thaís Gonçalves Saggiomo, Michele Silveira Azevedo, Valdirene Soares Machado

Educação e Infância

“SOCIALIZAÇÃO ÀS AVESSAS”: IMPLICAÇÕES DE UMA LÓGICA CULTURAL ADULTOCÊNTRICA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS
Simone Santos Albuquerque
Recreio Escolar e Interações Infantis: Potência de produção?
Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Méri ROsane Silva

Formação de Professores

ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL
Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Graziela Franceschet Farias, Thaís Virgínea Borges Marchi
PROFESSORES INICIANTES: NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA DE CONSTITUIÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA
Marciene Aparecida Santos Reis
O PROFESSOR REFLEXIVO E O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Anelise Dos Santos da Costa, Letícia Fleig Dal Forno, Camyla Antonioli
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS INTERPSICOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E DA CAPACIDADE DE CONTROLE SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA
Clarice Vaz Peres Alves, Rafael Fonseca de Castro
Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade
Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto
ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO PROGRAMA PARFOR: PERSPECTIVAS EM MEIO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO
Luiza Gabriela Razêra de Souza, Moisés Alves de Oliveira
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski
EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Narrativas docentes em pauta.
Milena Aragão, Lúcio Kreutz
: PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PARA SI E O OUTRO: MEMÓRIAS EM MOSAICOS DE (AUTO)FORMAÇÃO?
Denise Aquino Alves Martins
OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL
Aliana Anghinoni Cardoso, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Caroline Lacerda Dorneles
HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE
Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES
Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen
A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO ORIENTADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Ana Amélia Artini Bergamo, Solange Aparecida Da Rosa
FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE DE GRUPO DE ESTUDOS: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Andréia Veridiana Antich, Mari Margarete dos Santos Forster
EDUCAÇÃO RURAL E DIREITOS HUMANOS: NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA.
Thaís Virgínea Borges Marchi, Helenise Sangoi Antunes
ALGUNS INDÍCIOS NA FORMAÇÃO DA PROFESSORA-POETA THEREZINHA LUCAS TUSI
Janine Bochi do Amaral

Educação Especial

MODELOS DE DEFICIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Ingrid Renata Lopes Augustin

Educação, Comunicação e Tecnologias

VIDEOCONFERÊNCIA E AFETIVIDADE: CAMINHOS POSSÍVEIS
Heloisa Arruda
UM RESGATE METANARRATIVO DA HISTÓRIA DO CINEMA EM TEMPOS DA FORMALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CINEMATOGRÁFICA
Rodrigo Avila Colla
A REDE COMO ESPAÇO PROMOTOR DE APRENDIZAGENS NA TERCEIRA IDADE
Karoline Leite Guedes de Oliveira, Liliana Maria Passerino, Gabriela Alves de Freitas
A INTELIGÊNCIA COLETIVA COMO DESAFIO À CONSOLIDAÇÃO DE REDES DE PESQUISADORES: UM ESTUDO DE CASO DA REDE SUL FLORESTAL
Marina Patricio de Arruda, Fabiano Romero Veiga
3ª IDADE NA REDE: FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PROPORCIONANDO A SOCIALIZAÇÃO
Gabriela Alves de Freitas, Liliana Maria Passerino

Filosofia da Educação

Histórias em Quadrinhos e seu uso como objeto pedagógico
Gelson Vanderlei Weschenfelder, Balduíno Antonio Andreola
“EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: PERSPECTIVAS E MUDANÇAS À LUZ DE ORTEGA Y GASSET”
Antonio Charles Almeida
ESCOLA COMO CONDIÇÃO DE SER EM SOCIEDADE
Adair Adams, ADRIANA MARIA ANDREIS
Jogos de verdade e o bom professor de matemática
Grace Da Ré Aurich, Patrícia Moura Pinho

Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Percursos e trajetórias das políticas e práticas de EJA: do direito à educação à diversidade
Delcio Antonio Agliardi

Ensino de Matemática e Ciências

ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM
Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius, Neiva Althaus
Ensaiando uma jogada diferente: a numeramentalização
Patrícia Moura Pinho, Grace Da Ré Aurich

Psicologia da Educação

A motivação para aprender no ensino superior
Débora Menegazzo de Sousa Almeida
Diferenças entre gênero no uso de estratégias de aprendizagem na educação à distância
Paula Mariza Zedu Alliprandini, Camila Fernandes de Lima, Diene Eire Bortotti de Oliveira, Andreza Schiavoni
CONSCIÊNCIA EM VYGOTSKY: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS
Rafael Fonseca de Castro, Clarice Vaz Peres Alves
JOGO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA: IMPLICAÇÕES DA ALIENAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Rodrigo Lima Nunes, Irineu Aliprando Viotto Filho, Tatiane da Silva Pires Felix
É POSSÍVEL CONVIDAR SCHÖN E VYGOTSKY PARA UM MESMO JANTAR? FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A REFLEXIVIDADE DOCENTE
Ana Maria Falcão de Aragão, Luciana Haddad Ferreira, Marissol Prezotto

Educação Ambiental

Educação Ambiental:escola e bacia hidrográfica
Maria Arlete Rosa, Cristiane Angelo
INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo
A ética no discurso e na práxis dos educadores ambientais: uma abordagem conceitual
Mario Sergio Cunha Alencastro

Gênero, Sexualidade e Educação

ESCOLA E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
Camila Aquino, Andrea Cristina Martelli
“A GALINHA PINTADINHA E O GALO CARIJÓ”: PRÁTICAS QUE BUSCAM FIXAR NOÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Camila dos Santos Araújo
Gênero e educação: investigando narrativas de vereadoras do municipio do Rio Grande
Dárcia Ávila, Paula Regina Costa Ribeiro
RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: CURRÍCULO FORMAL X CURRÍCULO REAL
Liria Ângela Andrioli

Educação e Arte

TRANSVERSALIZANDO O ENSINO DAS ARTES E AS EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS AUDIOVISUAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Cláudio Tarouco de Azevedo, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Augusto Luis Medeiros Amaral