História da Educação
VESTÍGIOS DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA NA CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA DO GRUPO ESCOTEIRO TANGARÁ DE CRICIÚMA (1963-1973) | |
Cinara Lino Colonetti Bergmann |
A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS, ETAPAS E ESCOLHAS NO TRABALHO DO HISTORIADOR. | |
Alessandro Carvalho Bica |
"Uma atividade de fixação e avaliação": orientações sobre o ditado escolar em cartilhas e livros de alfabetização (1900 - 1990) | |
Sylvia Tavares Barum |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | |
Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
PRINCÍPIOS FROEBELIANOS: PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS | |
Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Gladys Mary Ghisoni Teive |
O CONCEITO DE HÁBITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA | |
Lais Boveto, Rafael Henrique Santin |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Jean Piaget: um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática | |
Flávia de Andrade Niemann, Fernanda Maria Brandoli |
Didática
O TRABALHO EDUCATIVO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | |
Nilva de Oliveira Brito dos Santos, João Luiz Gasparin |
PROJETOS INTERDISCIPLINARES E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DAS FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ EM CURITIBA. | |
Liliam Maria Born Martinelli, Ivana Suski Vicentin |
Estado e Política Educacional
Políticas Públicas de Educação Inclusiva: avanços e recuos a partir dos documentos legais | |
Emanuele Moura Barretta |
Educação Infantil: a inversão da dicotomia entre o ensino público e o privado | |
senhora Maria Brandoli |
ENUNCIADOS SOBRE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESTINADAS AOS ADOLESCENTES SUJEITOS À LEI | |
Márcia Cossetin, Ivete Janice de Oliveira Brotto |
A MÍDIA E AS REPERCUSSÕES DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA | |
marina miri braz, Rafael Pavan |
Bases legais para uma Educação do e no Campo e as experiências educativas de uma escola de agroecologia na região norte do Paraná | |
Caroline Mari Oliveira, Daiane Letícia Boiago |
Revisitando a Reforma do Estado: os anos 1990 e as políticas públicas em educação do início do século XXI | |
Maria Regina Bach |
O LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ERECHIM E SEUS DESDOBRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO | |
Jesus Rosemar Borges |
Educação Popular
A Educação do Campo e a Educação Popular | |
Alex Verdério, Liliam Faria Porto Borges, Janaine Zdebski da Silva |
Educação e Infância
Com que roupa eu vou? Consumo e erotização nos uniformes escolares infantis | |
Dinah Quesada Beck |
CONHECENDO AS CULTURAS DA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Luciléia Belter |
APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS | |
Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle |
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA: DIREITO E QUALIDADE OU CUMPRIMENTO LEGAL? | |
Daliana Loffler, Priscila Arruda Barbosa |
O DESAFIO DA PESQUISA COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENA | |
Maria Carmen Silveira Barbosa, Paulo Sergio Fochi |
MÃE SUFICIENTEMENTE BOA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA (RE)LEITURA WINNICOTTIANA | |
Marina Schnorr Grando, Marina Miri Braz, Andréa da Silva Katzwinkel |
RETRATOS DE UMA INFÃNCIA CONTEMPORÂNEA: OS BEBÊS NOS ARTEFATOS VISUAIS | |
Camila Bettim Borges, Susana Rangel Cunha |
Narrativas Tradicionais na Educação da Criança Xokleng/Laklãnõ. | |
Ana Clarisse Alencar Barbosa |
Formação de Professores
A PROPOSTA DO EDUCAR COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES | |
Regiane müller freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel |
As miríades possíveis do desempoderamento docente no cotidiano escolar | |
janaina boniatti bolson |
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS | |
Leila Adriana Baptaglin |
POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA E A REDUÇÃO DO TEMPO | |
Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Ângela Maria Silveira Portelinha, Berenice Lurdes Borssoi, Renata de Oliveira Greco |
Seja um professor: o dizer dos docentes de um curso de Pedagogia | |
Fabiola Ponzoni Balzan, Regina Maria Varini Mutti |
ESCOLA E UNIVERSIDADE: A UNIÃO CAPAZ DE RESSIGNIFICAR NOVAS FORMAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | |
Indiara Rech, Caroline Ferreira Brezolin, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
DOCÊNCIA REFLEXIVA NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSO DIALÓGICO DE REELABORAÇÃO DOS SABERES | |
Maria Dinora Baccin Castelli |
QUEM É O “BOM PROFESSOR” UNIVERSITÁRIO? ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DIZEM QUAIS SÃO AS (IDEAIS) QUALIDADES DESTE PROFISSIONAL | |
Suzana Schwartz, Zoraia Aguiar Bittencourt |
O ESTÁGIO CURRICULAR NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTURAS EDUCADORAS | |
Jeruza da Rosa da Rocha, Simone Barreto Anadon |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA AÇÃO REFLEXIVA | |
Alessandra Daniela Buffon, Gisele Palma |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOB A ORIENTAÇÃO DE DOCUMENTOS ELABORADOS NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: DA NECESSIDADE DE CONTINUAR O DEBATE | |
Alessandra Peternella, Maria Terezinha Bellanda Galuch |
RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA: A (RE) DESCOBERTA DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NA ESCOLA E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Alessandro Carvalho Bica, Maria Janine Dalpiaz Reschke |
Texto Completo Identificado | |
Caroline Ramos Barros |
RELATOS DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PUCRS CAMPUS URUGUAIANA SOBRE SUA FORMAÇÃO | |
Marcio Alessandro Baez |
REPRESENTAÇÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA | |
Srt.ª Verginia Batista |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO PARA O PROEJA | |
Marcia Isabel de Vargas Benaduce |
OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL | |
Aliana Anghinoni Cardoso, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Caroline Lacerda Dorneles |
HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE | |
Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner |
Pensando a formação de professores pela perspectiva grupal: significações imaginárias de participantes de um grupo de pesquisas | |
Caroline Ferreira Brezolin, Indiara Rech, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E DA BIOLOGIA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO PARANÁ | |
Vinícius Colussi Bastos, Bettina Heerdt, Irinéa de Lourdes Batista |
TRABALHO DOCENTE: DESDOBRAMENTOS E NOVOS RUMOS PARA A FORMAÇÃO | |
IEDA MARIA KLEINERT CASAGRANDE, ETIANE FAGUNDES BRAGA BALSAN |
MUNDO INTERNO E MUNDO EXTERNO: ESPAÇOS CONSTITUTIVOS DO PROFESSOR-ORIENTADOR? | |
Mirian Haubold Barbosa, Silvia Isaia |
É POSSÍVEL FAZER A DIFERENÇA? FAÇA DISTO UMA MOTIVAÇÃO! | |
Daiane da Silva Freitas, Cristhianny Bento Barreiro |
COM A PALAVRA O PROFESSOR: O QUE OS DOCENTES TÊM A DIZER SOBRE EVENTOS DE FORMAÇÃO | |
Cristhianny Bento Barreiro, Jose Mabel Pereira Lopes das Neves |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COMO POTENCIALIZADOR DA FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO | |
Berenice Lurdes Borssoi |
CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL? | |
Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker |
FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A ATIVIDADE DOCENTE DE ESTUDO E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | |
Gislaine A. R. da Silva Rossetto, Srta. Leila Adriana Baptaglin |
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Marja Leao Braccini |
Trabalho e Educação
Ensino Médio Integrado: uma história de contradições | |
maria aparecida de souza bremer, Acácia Kuenzer |
Política de Educação Superior
INOVAÇÃO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: PROPOSTAS E CENÁRIOS | |
Daniele Simões Borges, Gionara Tauchen |
A INICIAÇÃO À PESQUISA NO BRASIL: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES | |
Lucídio Bianchetti, Evellyn Ledur da Silva, Adriano de Oliveira |
TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO EMERGENTE DA PRODUÇÃO SOBRE UNIVERSIDADE | |
Loriége Pessoa Bitencourt, Elizabeth D. Krahe |
QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL | |
Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez |
Currículo
SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA | |
Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff |
Educação Fundamental
A aproximação da pesquisa-ação no ensino da Geografia escolar | |
jordana bogo |
A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
Sociologia da Educação
JUVENTUDE RURAL NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: MIGRAÇÃO E INVESTIMENTO NOS ESTUDOS | |
Nadir Zago, Cristina Bordignon |
O ESTUDO DA SOCIEDADE E AS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS: SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. | |
Dirnei Bonow |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO POLICIAL MILITAR | |
Aniele Fischer Brand, Suzana Rosa Tolfo |
(DES)ORDENANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA | |
Elisabete Maria Garbin, Rita Cristine Basso Soares Severo |
Educação Especial
A ESTIGMATIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SI: REFLEXÕES SOBRE O FILME “PRECIOSA” | |
Bárbara Cristina Farina, Claudio Roberto Baptista |
A IMPLANTAÇÃO DA SALA DE RECURSOS: DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E REFLEXÕES | |
Gabriela Brabo |
O APRENDIZADO DA ESCRITA BRAILLE POR MEIO DOS DIZERES DA PESSOA COM CEGUEIRA ADVENTÍCIA NA FASE ADULTA | |
Ana Paula Boff |
AS ABORDAGENS EXPLICATIVAS DO DESENVOLVIMENTO APLICADAS À ESTIMULAÇÃO PRECOCE | |
Ana Flávia Hansel, Maria Augusta Bolsanello |
RELAÇÕES PEDAGÓGICAS, UM OLHAR AO AEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Melina Chassot Benincasa |
Deficiência Mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer | |
Fabiane Bridi, Claudio Roberto Baptista |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E O VEÍCULO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA: O CASO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Fabíola Borowsky, Demétrio Cherobini |
Educação, Comunicação e Tecnologias
PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCURSOS DE AUTORIA COMPARTILHADA | |
Fernando Treptow Brod, Sheyla Costa Rodrigues |
A inserção de tecnologias na prática docente: fazendo o mesmo de forma diferente | |
raul kleber de souza boeno, renate kottel boeno, glaucia da silva brito |
AMBIENTE VIRTUAL COMO APOIO AO PRESENCIAL: POSSIBILIDADE PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM | |
jocelaine minella boeira |
ENSINO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO EM SALA DE AULA | |
Graciela Paz Meggiolaro, Michel Emile Marcel Betz |
Ambientes virtuais de aprendizagem: das estratégias de ensino às estratégias de aprendizagem | |
Andrea Carvalho Beluce, Katya Luciane Oliveira |
ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO PROFESSOR NA UTILIZAÇÃO DO BLOG EDUCATIVO COM OS ESTUDANTES | |
Adriana Ferreira Boeira |
CONSTRUINDO NOVAS COREOGRAFIAS DIDÁTICAS COM O USO DAS TICs NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Andriza Machado Becker, Neiva Viera Trevisan |
Filosofia da Educação
HANNAH ARENDT: um olhar sobre os pressupostos antropológicos da educação à luz da filosofia da existência | |
Anderson Balbinot |
O CUIDADO DE SI E O CORPO EM MICHEL FOUCAULT: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO CORPORAL NÃO INSTRUMENTALIZADORA | |
betania vicensi bolsoni |
A AVALIAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO | |
Fernanda Bertoldo |
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MORAL REPUBLICANA | |
Tiago Anderson Brutti |
Desafios e reflexões: o paradigma da educação atual. | |
Vinicius Drey, Fabricio José Brustolin |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL: PERSPECTIVAS DA ONU E DA UNESCO | |
Daiane Leticia Boiago, Amélia Kimiko Noma |
A IMPLANTAÇÃO DO PROEJA NO PARANÁ: ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
Márcio Luiz Bernardim, Céuli Mariano Jorge |
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – UMA PERSPECTIVA FREIREANA E INTERCULTURAL DE EDUCAÇÃO | |
VALDO HERMES BARCELOS |
Educação de Jovens e Adultos trabalhadores sob os ditames do Mercado Neoliberal | |
Rosane Fatima da Conceição Branco |
Estudo sobre a presença das mulheres no artesanato: construindo caminhos entre educação e artesãs | |
MÁRCIA REGINA BECKER |
Ensino de Matemática e Ciências
UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS INVESTIGAÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA DO XI EPREM | |
Leoni Malinoski Fillos, Joanice Zuber Bednarchuk, Priscila Dombrovski Zen, Karla Nadal, Dionísio Burak |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS SEGUNDO RAYMOND DUVAL | |
Gabriela Teixeira Kluppel, Célia Finck Brandt |
CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO PROFESSORES E DOCENTES: EM COMPARAÇÃO COM O DEFENDIDO NA LITERATURA | |
Fernanda Franzolin, Nelio Bizzo |
A astronomia nos anos iniciais: Reflexões de uma Comunidade de Prática | |
Roberta Chiesa Bartelmebs |
O CAMINHO PERCORRIDO PELA SEMIÓTICA E A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Célia Finck Brandt |
A TEMÁTICA “SAÚDE” NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES CONCERNENTES A METODOLOGIAS E APRENDIZAGEM | |
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto Da Silva |
CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O PROJETO ENERBIO COMO INTERFACE PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. | |
Edson Schroeder, Gisele Moraes Buch |
AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
Carine Kupske, Neila Feijó Bulling, Erica do Espirito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich |
Psicologia da Educação
A vontade em L. S. Vygotski | |
Bento Selau, Cristina Pureza Boéssio |
Aprendentes das narrativas digitais | |
Cecília Oliveira Boanova |
A Consciência como Estratégia Metacognitiva para a Compreensão Leitora de Textos na Língua Inglesa | |
Simara Cristiane Braatz, Clara Brener Mindal |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
Governamentalidade, Antirracismo e Educação no Brasil: O Estatuto da Igualdade Racial em questão | |
Cristiane Becker Beise |
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE CONHECIMENTO E SUA INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO QUILOMBO DE SÃO MIGUEL | |
Dilmar Luiz Lopes, Carmen Lúcia Bezerra Machado |
Educação e Resistência na Prática das Narrativas Populares: A Tradição Griô | |
Cristiano Guedes Pinheiro, Denise Marcos Bussoletti |
A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE PARA A REVITALIZAÇÃO CULTURAL DOS GUARANI NHANDEWA | |
Marcella Hauanna Cassula, Mariana Mendonça Bernardino |
Educação Ambiental
Educação Ambiental, cultura e histórias de vida: O movimento para revitalizar um rio | |
Nelma Baldin |
Os sentidos da educação ambiental para os educadores de jovens e adultos | |
Rosane Kohl Brustolin |
Gênero, Sexualidade e Educação
SOBRE A CARREIRA DOCENTE, A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E A DOCÊNCIA MASCULINA NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE INFANTIL | |
Amelia Teresinha Brum da Cunha |
Educação e Arte
EXPERIÊNCIA VISUAL E ARTE: ELEMENTOS CONSTITUIDORES DE SUBJETIVIDADES SURDAS | |
Mayara Bataglin |
A FORMAÇÃO ESTÉTICA E LITERÁRIA POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO | |
Janete Bridon, Adair de Aguiar Neitzel, Fabiana Henrique, Serenita Hochmann |
O museu e o ensino da História da Arte a partir das tecnologias contemporâneas | |
Silvana Boone |
A cena teatral contemporânea na escola: navegando na fluência tecnologica das novas gerações | |
Mônica Torres Bonatto, Susana Rangel Vieira da Cunha |
ARTE, DOCÊNCIA E IDENTIDADE: CONEXÕES MÚLTIPLAS POR MEIO DA PRODUÇÃO DE RETRATOS E AUTORRETRATOS | |
Adriano de Souza Bueno |
Professoras artistas: reflexões sobre o fazer artístico e a prática docente | |
Patriciane Teresinha Born, Luciana Gruppelli Loponte |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE TRÊS TRABALHOS INVESTIGATIVOS | |
Marcelo Barros de Borba, Renata Beck Machado, Ana Lucia de Marques e Louro |