Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

História da Educação

VESTÍGIOS DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA NA CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA DO GRUPO ESCOTEIRO TANGARÁ DE CRICIÚMA (1963-1973)
Cinara Lino Colonetti Bergmann
A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS, ETAPAS E ESCOLHAS NO TRABALHO DO HISTORIADOR.
Alessandro Carvalho Bica
"Uma atividade de fixação e avaliação": orientações sobre o ditado escolar em cartilhas e livros de alfabetização (1900 - 1990)
Sylvia Tavares Barum
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010
Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz
PRINCÍPIOS FROEBELIANOS: PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS
Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Gladys Mary Ghisoni Teive
O CONCEITO DE HÁBITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA
Lais Boveto, Rafael Henrique Santin

Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

Jean Piaget: um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática
Flávia de Andrade Niemann, Fernanda Maria Brandoli

Didática

O TRABALHO EDUCATIVO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Nilva de Oliveira Brito dos Santos, João Luiz Gasparin
PROJETOS INTERDISCIPLINARES E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DAS FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ EM CURITIBA.
Liliam Maria Born Martinelli, Ivana Suski Vicentin

Estado e Política Educacional

Políticas Públicas de Educação Inclusiva: avanços e recuos a partir dos documentos legais
Emanuele Moura Barretta
Educação Infantil: a inversão da dicotomia entre o ensino público e o privado
senhora Maria Brandoli
ENUNCIADOS SOBRE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESTINADAS AOS ADOLESCENTES SUJEITOS À LEI
Márcia Cossetin, Ivete Janice de Oliveira Brotto
A MÍDIA E AS REPERCUSSÕES DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
marina miri braz, Rafael Pavan
Bases legais para uma Educação do e no Campo e as experiências educativas de uma escola de agroecologia na região norte do Paraná
Caroline Mari Oliveira, Daiane Letícia Boiago
Revisitando a Reforma do Estado: os anos 1990 e as políticas públicas em educação do início do século XXI
Maria Regina Bach
O LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ERECHIM E SEUS DESDOBRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO
Jesus Rosemar Borges

Educação Popular

A Educação do Campo e a Educação Popular
Alex Verdério, Liliam Faria Porto Borges, Janaine Zdebski da Silva

Educação e Infância

Com que roupa eu vou? Consumo e erotização nos uniformes escolares infantis
Dinah Quesada Beck
CONHECENDO AS CULTURAS DA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Luciléia Belter
APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS
Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA: DIREITO E QUALIDADE OU CUMPRIMENTO LEGAL?
Daliana Loffler, Priscila Arruda Barbosa
O DESAFIO DA PESQUISA COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENA
Maria Carmen Silveira Barbosa, Paulo Sergio Fochi
MÃE SUFICIENTEMENTE BOA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA (RE)LEITURA WINNICOTTIANA
Marina Schnorr Grando, Marina Miri Braz, Andréa da Silva Katzwinkel
RETRATOS DE UMA INFÃNCIA CONTEMPORÂNEA: OS BEBÊS NOS ARTEFATOS VISUAIS
Camila Bettim Borges, Susana Rangel Cunha
Narrativas Tradicionais na Educação da Criança Xokleng/Laklãnõ.
Ana Clarisse Alencar Barbosa

Formação de Professores

A PROPOSTA DO EDUCAR COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES
Regiane müller freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel
As miríades possíveis do desempoderamento docente no cotidiano escolar
janaina boniatti bolson
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS
Leila Adriana Baptaglin
POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA E A REDUÇÃO DO TEMPO
Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Ângela Maria Silveira Portelinha, Berenice Lurdes Borssoi, Renata de Oliveira Greco
Seja um professor: o dizer dos docentes de um curso de Pedagogia
Fabiola Ponzoni Balzan, Regina Maria Varini Mutti
ESCOLA E UNIVERSIDADE: A UNIÃO CAPAZ DE RESSIGNIFICAR NOVAS FORMAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Indiara Rech, Caroline Ferreira Brezolin, Valeska Maria Fortes de Oliveira
DOCÊNCIA REFLEXIVA NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSO DIALÓGICO DE REELABORAÇÃO DOS SABERES
Maria Dinora Baccin Castelli
QUEM É O “BOM PROFESSOR” UNIVERSITÁRIO? ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DIZEM QUAIS SÃO AS (IDEAIS) QUALIDADES DESTE PROFISSIONAL
Suzana Schwartz, Zoraia Aguiar Bittencourt
O ESTÁGIO CURRICULAR NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTURAS EDUCADORAS
Jeruza da Rosa da Rocha, Simone Barreto Anadon
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA AÇÃO REFLEXIVA
Alessandra Daniela Buffon, Gisele Palma
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOB A ORIENTAÇÃO DE DOCUMENTOS ELABORADOS NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: DA NECESSIDADE DE CONTINUAR O DEBATE
Alessandra Peternella, Maria Terezinha Bellanda Galuch
RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA: A (RE) DESCOBERTA DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NA ESCOLA E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Alessandro Carvalho Bica, Maria Janine Dalpiaz Reschke
Texto Completo Identificado
Caroline Ramos Barros
RELATOS DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PUCRS CAMPUS URUGUAIANA SOBRE SUA FORMAÇÃO
Marcio Alessandro Baez
REPRESENTAÇÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Srt.ª Verginia Batista
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO PARA O PROEJA
Marcia Isabel de Vargas Benaduce
OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL
Aliana Anghinoni Cardoso, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Caroline Lacerda Dorneles
HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE
Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner
Pensando a formação de professores pela perspectiva grupal: significações imaginárias de participantes de um grupo de pesquisas
Caroline Ferreira Brezolin, Indiara Rech, Valeska Maria Fortes de Oliveira
A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E DA BIOLOGIA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO PARANÁ
Vinícius Colussi Bastos, Bettina Heerdt, Irinéa de Lourdes Batista
TRABALHO DOCENTE: DESDOBRAMENTOS E NOVOS RUMOS PARA A FORMAÇÃO
IEDA MARIA KLEINERT CASAGRANDE, ETIANE FAGUNDES BRAGA BALSAN
MUNDO INTERNO E MUNDO EXTERNO: ESPAÇOS CONSTITUTIVOS DO PROFESSOR-ORIENTADOR?
Mirian Haubold Barbosa, Silvia Isaia
É POSSÍVEL FAZER A DIFERENÇA? FAÇA DISTO UMA MOTIVAÇÃO!
Daiane da Silva Freitas, Cristhianny Bento Barreiro
COM A PALAVRA O PROFESSOR: O QUE OS DOCENTES TÊM A DIZER SOBRE EVENTOS DE FORMAÇÃO
Cristhianny Bento Barreiro, Jose Mabel Pereira Lopes das Neves
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COMO POTENCIALIZADOR DA FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO
Berenice Lurdes Borssoi
CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL?
Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker
FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A ATIVIDADE DOCENTE DE ESTUDO E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
Gislaine A. R. da Silva Rossetto, Srta. Leila Adriana Baptaglin
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Marja Leao Braccini

Trabalho e Educação

Ensino Médio Integrado: uma história de contradições
maria aparecida de souza bremer, Acácia Kuenzer

Política de Educação Superior

INOVAÇÃO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: PROPOSTAS E CENÁRIOS
Daniele Simões Borges, Gionara Tauchen
A INICIAÇÃO À PESQUISA NO BRASIL: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES
Lucídio Bianchetti, Evellyn Ledur da Silva, Adriano de Oliveira
TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues
A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO EMERGENTE DA PRODUÇÃO SOBRE UNIVERSIDADE
Loriége Pessoa Bitencourt, Elizabeth D. Krahe
QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL
Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez

Currículo

SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff

Educação Fundamental

A aproximação da pesquisa-ação no ensino da Geografia escolar
jordana bogo
A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente

Sociologia da Educação

JUVENTUDE RURAL NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: MIGRAÇÃO E INVESTIMENTO NOS ESTUDOS
Nadir Zago, Cristina Bordignon
O ESTUDO DA SOCIEDADE E AS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS: SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO.
Dirnei Bonow
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO POLICIAL MILITAR
Aniele Fischer Brand, Suzana Rosa Tolfo
(DES)ORDENANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Elisabete Maria Garbin, Rita Cristine Basso Soares Severo

Educação Especial

A ESTIGMATIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SI: REFLEXÕES SOBRE O FILME “PRECIOSA”
Bárbara Cristina Farina, Claudio Roberto Baptista
A IMPLANTAÇÃO DA SALA DE RECURSOS: DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E REFLEXÕES
Gabriela Brabo
O APRENDIZADO DA ESCRITA BRAILLE POR MEIO DOS DIZERES DA PESSOA COM CEGUEIRA ADVENTÍCIA NA FASE ADULTA
Ana Paula Boff
AS ABORDAGENS EXPLICATIVAS DO DESENVOLVIMENTO APLICADAS À ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Ana Flávia Hansel, Maria Augusta Bolsanello
RELAÇÕES PEDAGÓGICAS, UM OLHAR AO AEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Melina Chassot Benincasa
Deficiência Mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer
Fabiane Bridi, Claudio Roberto Baptista
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E O VEÍCULO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA: O CASO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fabíola Borowsky, Demétrio Cherobini

Educação, Comunicação e Tecnologias

PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCURSOS DE AUTORIA COMPARTILHADA
Fernando Treptow Brod, Sheyla Costa Rodrigues
A inserção de tecnologias na prática docente: fazendo o mesmo de forma diferente
raul kleber de souza boeno, renate kottel boeno, glaucia da silva brito
AMBIENTE VIRTUAL COMO APOIO AO PRESENCIAL: POSSIBILIDADE PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM
jocelaine minella boeira
ENSINO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO EM SALA DE AULA
Graciela Paz Meggiolaro, Michel Emile Marcel Betz
Ambientes virtuais de aprendizagem: das estratégias de ensino às estratégias de aprendizagem
Andrea Carvalho Beluce, Katya Luciane Oliveira
ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO PROFESSOR NA UTILIZAÇÃO DO BLOG EDUCATIVO COM OS ESTUDANTES
Adriana Ferreira Boeira
CONSTRUINDO NOVAS COREOGRAFIAS DIDÁTICAS COM O USO DAS TICs NO ENSINO FUNDAMENTAL
Andriza Machado Becker, Neiva Viera Trevisan

Filosofia da Educação

HANNAH ARENDT: um olhar sobre os pressupostos antropológicos da educação à luz da filosofia da existência
Anderson Balbinot
O CUIDADO DE SI E O CORPO EM MICHEL FOUCAULT: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO CORPORAL NÃO INSTRUMENTALIZADORA
betania vicensi bolsoni
A AVALIAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO
Fernanda Bertoldo
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MORAL REPUBLICANA
Tiago Anderson Brutti
Desafios e reflexões: o paradigma da educação atual.
Vinicius Drey, Fabricio José Brustolin

Educação de Pessoas Jovens e Adultas

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL: PERSPECTIVAS DA ONU E DA UNESCO
Daiane Leticia Boiago, Amélia Kimiko Noma
A IMPLANTAÇÃO DO PROEJA NO PARANÁ: ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES
Márcio Luiz Bernardim, Céuli Mariano Jorge
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – UMA PERSPECTIVA FREIREANA E INTERCULTURAL DE EDUCAÇÃO
VALDO HERMES BARCELOS
Educação de Jovens e Adultos trabalhadores sob os ditames do Mercado Neoliberal
Rosane Fatima da Conceição Branco
Estudo sobre a presença das mulheres no artesanato: construindo caminhos entre educação e artesãs
MÁRCIA REGINA BECKER

Ensino de Matemática e Ciências

UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS INVESTIGAÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA DO XI EPREM
Leoni Malinoski Fillos, Joanice Zuber Bednarchuk, Priscila Dombrovski Zen, Karla Nadal, Dionísio Burak
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS SEGUNDO RAYMOND DUVAL
Gabriela Teixeira Kluppel, Célia Finck Brandt
CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO PROFESSORES E DOCENTES: EM COMPARAÇÃO COM O DEFENDIDO NA LITERATURA
Fernanda Franzolin, Nelio Bizzo
A astronomia nos anos iniciais: Reflexões de uma Comunidade de Prática
Roberta Chiesa Bartelmebs
O CAMINHO PERCORRIDO PELA SEMIÓTICA E A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Célia Finck Brandt
A TEMÁTICA “SAÚDE” NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES CONCERNENTES A METODOLOGIAS E APRENDIZAGEM
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto Da Silva
CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O PROJETO ENERBIO COMO INTERFACE PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Edson Schroeder, Gisele Moraes Buch
AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Carine Kupske, Neila Feijó Bulling, Erica do Espirito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich

Psicologia da Educação

A vontade em L. S. Vygotski
Bento Selau, Cristina Pureza Boéssio
Aprendentes das narrativas digitais
Cecília Oliveira Boanova
A Consciência como Estratégia Metacognitiva para a Compreensão Leitora de Textos na Língua Inglesa
Simara Cristiane Braatz, Clara Brener Mindal

Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais

Governamentalidade, Antirracismo e Educação no Brasil: O Estatuto da Igualdade Racial em questão
Cristiane Becker Beise
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE CONHECIMENTO E SUA INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO QUILOMBO DE SÃO MIGUEL
Dilmar Luiz Lopes, Carmen Lúcia Bezerra Machado
Educação e Resistência na Prática das Narrativas Populares: A Tradição Griô
Cristiano Guedes Pinheiro, Denise Marcos Bussoletti
A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE PARA A REVITALIZAÇÃO CULTURAL DOS GUARANI NHANDEWA
Marcella Hauanna Cassula, Mariana Mendonça Bernardino

Educação Ambiental

Educação Ambiental, cultura e histórias de vida: O movimento para revitalizar um rio
Nelma Baldin
Os sentidos da educação ambiental para os educadores de jovens e adultos
Rosane Kohl Brustolin

Gênero, Sexualidade e Educação

SOBRE A CARREIRA DOCENTE, A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E A DOCÊNCIA MASCULINA NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE INFANTIL
Amelia Teresinha Brum da Cunha

Educação e Arte

EXPERIÊNCIA VISUAL E ARTE: ELEMENTOS CONSTITUIDORES DE SUBJETIVIDADES SURDAS
Mayara Bataglin
A FORMAÇÃO ESTÉTICA E LITERÁRIA POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO
Janete Bridon, Adair de Aguiar Neitzel, Fabiana Henrique, Serenita Hochmann
O museu e o ensino da História da Arte a partir das tecnologias contemporâneas
Silvana Boone
A cena teatral contemporânea na escola: navegando na fluência tecnologica das novas gerações
Mônica Torres Bonatto, Susana Rangel Vieira da Cunha
ARTE, DOCÊNCIA E IDENTIDADE: CONEXÕES MÚLTIPLAS POR MEIO DA PRODUÇÃO DE RETRATOS E AUTORRETRATOS
Adriano de Souza Bueno
Professoras artistas: reflexões sobre o fazer artístico e a prática docente
Patriciane Teresinha Born, Luciana Gruppelli Loponte
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE TRÊS TRABALHOS INVESTIGATIVOS
Marcelo Barros de Borba, Renata Beck Machado, Ana Lucia de Marques e Louro