Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9 Semintur Jr.

Tamanho da fonte: 
Turismo, Museus e Consumo: A Tentativa de uma Nova Abordagem para o Consumo de Souvenir de Museu
Leonardo da Silva Vidal, Karla Estelita Godoy

Última alteração: 2018-11-01

Resumo


O grupo T-Cult - Turismo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal Fluminense possuicomo linha de pesquisa o EpisTemus - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Turismo e Museus e seuobjetivo é pesquisar a relação dos fenômenos turismo e museus. O consumo é um processo socialpresente em diversas esferas e dinâmicas da sociedade, dentre elas o fenômeno turístico, pois aexperiência é importante para o consumo do turismo e concretiza-se no destino, por exemplo, com oconsumo de souvenir. O objetivo deste artigo é analisar o papel da materialidade na relação existenteentre a aquisição desses objetos e o consumo pós-moderno, com a ótica das ciências sociais, nocontexto da visitação em museus pela categoria de visitantes turistas. Realizou-se um levantamentobibliográfico de artigos, teses e dissertações por meio de diferentes bases de dados e periódicos daárea do Turismo para construção da abordagem teórica que contribuiu para a caracterização desteestudo como de caráter exploratório para a área. Foi possível analisar que o consumo de souvenir eminstituições museológicas pode ir além dos significados mais presentes em pesquisas relacionadas aoturista, configurando-se como um mecanismo de satisfação de desejos em consumir os objetos emexposição, tendo o souvenir como intermédiário dessa relação pessoa-objeto desejado.