História da Educação
O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL IMPÉRIO: A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO |
PDF
|
Rosilene Paiva Dias |
|
ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS |
PDF
|
Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida |
|
O EMBATE ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A EDUCAÇÃO NOVA: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA PRIMÁRIA CATARINENSE (1911-1945) |
PDF
|
Ana Paula da Silva |
|
PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950) |
PDF
|
Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida |
|
DO PROJETO À PRODUÇÃO GRÁFICA DA COLEÇÃO DIDÁTICA TAPETE VERDE (EDITORA GLOBO, DÉCADA DE 1970) |
PDF
|
Chris de Azevedo Ramil |
|
TESTES ABC, ESCOLA NOVA E MÉTODO ANALÍTICO GLOBAL DE ALFABETIZAÇÃO |
PDF
|
Darlize Teixeira de Mello |
|
A SOCIALIZAÇÃO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
PDF
|
Desire Luciane Dominschek Lima |
|
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/CAMPUS SERTÃO: MEMÓRIAS DE UM EX-ALUNO, HOJE PROFESSOR |
PDF
|
Carla Verônica Diefenbach |
|
A INSPEÇÃO ESCOLAR NA MEMÓRIA DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE SANTA CATARINA (1930-1960) |
PDF
|
Raquel de Melo Giacomini |
|
COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS |
PDF
|
Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara |
|
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
PDF
|
Rodrigo Augusto de Souza |
|
A educação holística de Ellen White: Sitz im Leben e apontamentos iniciais |
PDF
|
Fábio Augusto Darius, Rebeca Pizza Pancotte |
|
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
IDOSO: UM NOVO ATOR SOCIAL |
PDF
|
Paola Andressa Scortegagna, Rita de Cássia da Silva Oliveira |
|
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS TEXTOS CONSTITUICIONAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1934. |
PDF
|
Mariulce da Silva Lima Leineker, Claudia Barcelos de Moura Abreu |
|
Escola Itinerante: uma análise para além da sala de aula |
PDF
|
IRIZELDA MARTINS DE SOUZA E SILVA, Kethlen Leite de Moura, CAROLINE MARI DE OLIVEIRA, THAÍS GODÓI DE SOUZA |
|
Estado e Política Educacional
Gastos em educação nos municípios de Araucária e Campo Largo: caracterização dos gastos municipais por programas e categorias econômicas. |
PDF
|
Jokasta Pires Vieira Ferraz, Sandra Pereira de Oliveira |
|
Análise da implementação de políticas públicas para a Educação do Campo a partir do Programa Territórios da Cidadania e do Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra |
PDF
|
Angela Maria Hidalgo, Fernanda de Aragão Mikolaiczyk |
|
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: UMA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ/RS |
PDF
|
Andréia da Silva Mafassioli |
|
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS: UMA ANÁLISE DESMISTIFICADORA DA IMAGEM DO PROFESSOR HERÓI |
PDF
|
JUCELMA CARDOSO CIPRIANO, GIOVANA DA SILVA UGGIONI |
|
Sistema Municipal de Ensino do Estado de Santa Catarina: uma contribuição para as políticas educacionais |
PDF
|
Almir Paulo dos Santos |
|
Experiência de avaliação Autônoma: indicador de Qualidade na Educação? |
PDF
|
Viviane de Quevedo Chaves, Tais Maiara Loss Loedhder |
|
PODER INDUTOR DO IDEB SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE CURITIBA |
PDF
|
DOUGLAS DANILO DITTRICH |
|
ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DO PARANÁ (2003-2010): ALGUMAS PROPOSIÇÕES |
PDF
|
LUZIA FRANCO DUARTE, Edaguimar Orquizas Viriato |
|
A “Capacitação” de Professores da Rede Pública Municipal de Santa Maria/RS para a Realização Prova Brasil/SAEB |
PDF
|
Janaína Xavier de Almeida |
|
Educação Popular
SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ: uma análise inicial dos processos político-pedagógicos |
PDF
|
DANILO ROMEU STRECK, ANDRESSA TRINDADE ESPÍNDOLA, LETÍCIA DA SILVA, JONAS HENDLER DA PAZ |
|
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENFRENTAMENTO DAS SITUAÇÕES PROBLEMAS NO MEIO RURAL: A VISÃO DO EGRESSO DA CASA FAMILIAR RURAL DE FREDERICO WESTPHALEN |
PDF
|
Luci Mary Duso Pacheco |
|
O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CATEGORIA ESSENCIAL PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA CIDADANIA ATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E MILTON SANTOS |
PDF
|
Claudete Robalos Da Cruz |
|
Educação e Infância
BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NAS PROGRAMAÇÕES DO MÊS DA CRIANÇA: ENTRE A PROTEÇÃO, CONTROLE E PARTICIPAÇÃO CONQUISTADA |
PDF
|
Ana Cristina Coll Delgado, Francine de Vargas da Silva |
|
As rotinas no berçário. O banho é a pior hora? |
PDF
|
Ana Paula Dagnoni |
|
Iniciação esportiva e sua relação com a saúde de crianças e adolescentes |
PDF
|
Giovanni Dalcastagné, Adolfo Ramos Lamar |
|
MINHA COR E A COR DO OUTRO: QUAL A COR DESSA MISTURA? OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Daniela Lemmertz Bischoff, Leni Vieira Dornelles |
|
COTIDIANO E TRABALHO PEDAGÓGICO: a educação de crianças pequenas e a formação de pedagogos |
PDF
|
GRAZIELA ESCANDIEL DE LIMA |
|
Ateliê de artes plásticas: lugas das infâncias. |
PDF
|
Michele Idaia dos Santos, Loide Pereira Trois |
|
DESAFIOS E LEGISLAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Luiza Franco Duarte, Luzia Franco Duarte |
|
A GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
PDF
|
Vanessa Medianeira da Silva Flôres, Cleonice Tomazzetti |
|
Formação de Professores
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E A FUNÇÃO DA ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Cândida Maria de Sousa Custodio |
|
O ofício docente: da ação à interação comunicativa |
PDF
|
Nilson Carlos da Rosa |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NÃO FORMAL ONLINE: REGIÕES DE APRENDIZ@GENS |
PDF
|
Srª Maria Cristina Schefer, Karine dos Santos, Wanderléa Pereira Damasio |
|
O ESTÁGIO CURRICULAR NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTURAS EDUCADORAS |
PDF
|
Jeruza da Rosa da Rocha, Simone Barreto Anadon |
|
DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA OS SENTIDOS DE SUCESSO DE SUAS PRÁTICAS |
PDF
|
Helena Beatriz Mascarenhas de Souza |
|
A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA |
PDF
|
Andréia de Mello Buss de Castro, Luana Rosalie Stahl |
|
Uma questão profissional: A identidade do professor enfermeiro |
PDF
|
Débora Furlanetto, Marina Patricio De Arruda |
|
A CONSTITUIÇÃO DE UM “LUGAR” DE FORMAÇÃO AO FORMADOR DE PROFESSORES |
PDF
|
Kelly Cristina Ducatti-Silva |
|
A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS, OUSADIA E SABERES |
PDF
|
Olmira Bernadere Dassoler, Denise Maria Soares Lima |
|
RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO |
PDF
|
Denise Puglia Zanon, KELLY CRISTINA DUCATTI-SILVA |
|
USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins |
|
AS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DE UMA IES FEDERAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS ESTUDANTES |
PDF
|
camila fleck dos santos, Andréia de Mello Buss de Castro |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE DE GRUPO DE ESTUDOS: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
Andréia Veridiana Antich, Mari Margarete dos Santos Forster |
|
A DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: EXPERIÊNCIA DOS GRADUANDOS. |
PDF
|
Josiane Facundo de Almeida, Célia Regina Vitaliano |
|
A (re) construção dos saberes docentes na perspectiva da autonomia pedagógica |
PDF
|
Marlize Dressler |
|
COM A PALAVRA O PROFESSOR: O QUE OS DOCENTES TÊM A DIZER SOBRE EVENTOS DE FORMAÇÃO |
PDF
|
Cristhianny Bento Barreiro, Jose Mabel Pereira Lopes das Neves |
|
A COMUNICAÇÃO, A PARTILHA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Tania Esperon Porto, Lourdes Rodrigues dos Santos, Maristani Polidori Zamperetti |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES e PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR INICIANTE: O QUE DIZEM OS TEXTOS APROVADOS NA ANPED SUL, EM 2010 |
PDF
|
Romilda Teodora Ens, Sueli Pereira Donato |
|
Trabalho e Educação
A LEITURA E A ESCRITA NO MUNDO DO TRABALHO E NO MUNDO DA ACADEMIA: CONSTRUINDO INTERSECÇÕES |
PDF
|
Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen |
|
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES, ANSEIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. |
PDF
|
Ubiratan Augusto Domingues Batista |
|
Alfabetização, Leitura e Escrita
A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR |
PDF
|
Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI |
|
A crise da leitura na formação docente: uma análise das práticas leitoras dos futuros professores |
PDF
|
ANTONIO FERNANDO DE ARAÚJO DOS SANTOS, MARIA SILVIA BACILA WINKELER |
|
A LEITURA DO LIVRO ILUSTRADO E LIVRO-IMAGEM: DA CRIAÇÃO AO LEITOR E SUAS RELAÇÕES ENTRE TEXTO, IMAGEM E SUPORTE |
PDF
|
Andréa Rodrigues Dalcin |
|
O DOCENTE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
PDF
|
Itaise Moretti de Lima |
|
Política de Educação Superior
TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
PDF
|
Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
|
LEVANTAMENTO DA MULTICAMPIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM PARALELO ENTRE AS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTE |
PDF
|
egeslaine de nez, Richéle Timm dos Passos da Silva |
|
QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL |
PDF
|
Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez |
|
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA, SEGUNDO DOIS PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Antonio Marcos Teixeira Dalmolin |
|
Currículo
Identidades e culturas em escolas de fronteira: nos discursos, o currículo de turistas |
PDF
|
Regina Celia do Couto |
|
Currículo da Inclusão: Prática Restaurativa na Escola |
PDF
|
Betina Schuler, Sonia Regina da Luz Matos |
|
UM CURRÍCULO DA DANÇA OU PARA A DANÇA? |
PDF
|
Andréa Bittencourt de Souza |
|
SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA |
PDF
|
Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff |
|
A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDO NO PROCESSO FORMATIVO: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
PDF
|
Rafael Eduardo Schmitt, Bettina Steren dos Santos |
|
Imagens da Justiça e Questões de Gênero e Sexualidade: elementos para análise do ciurrículo do curso de Direito e de sua pedagogia |
PDF
|
Renato Duro Dias, MARIA CECILIA LOREA LEITE |
|
Educação Fundamental
Ensino e Aprendizagem Informal na Sala de Exposição Permanente do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul/RS:percepções e opiniões dos professores |
PDF
|
Jocelei Maria de Oliveira Pinto, Edson Roberto Oiagen |
|
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO |
PDF
|
Rosinete Costa Fernandes Cardoso, Mara Luciane da Silva Furghesti, Maria Terêsa Cabral Grecco |
|
O JOGO DE REGRAS RUMMIKUB COMO CONTEXTO PARA PENSAR, SENTIR, REALIZAR E COMPREENDER |
PDF
|
Luciana Ramos Rodrigues de Carvalho, FRANCISMARA NEVES DE OLIVEIRA |
|
A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁILSE DE SUAS PRODUÇÕES DE TEXTOS |
PDF
|
Analéia Domingues, Cleudet Assis Scherer |
|
A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS |
PDF
|
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
|
Sociologia da Educação
TRIBOS NA SALA DE AULA: um estudo sobre “culturas juvenis” na escola |
PDF
|
Darlan Carlos Dias, Rita de Cássia Marchi |
|
Educação Especial
A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010) |
PDF
|
Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva |
|
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS |
PDF
|
Joíse de Brum Bertazzo, Rosanita Moschini |
|
“BICHI CLETA & MARAVILHA”: ROMPENDO COM OS SIGNIFICADOS ESSENCIALIZADOS DE CULTURA SURDA |
PDF
|
Violeta Porto Moraes, Angela Nediane dos Santos |
|
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL |
PDF
|
Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks |
|
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA LÓGICA INCLUSIVA |
PDF
|
Mônica Zavacki de Morais |
|
Educação, Comunicação e Tecnologias
Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: realidade, formação e aprendizagem |
PDF
|
Simone Becher Araujo Moraes, Tânia Mara De Bastiani |
|
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE |
PDF
|
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
|
O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA |
PDF
|
Rogério Dias de Arruda |
|
EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E A LEITURA DE GÊNEROS DISCURSIVOS ESCRITOS NA WEB EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E A LEITURA DE GÊNEROS DISCURSIVOS ESCRITOS NA WEB Educação, linguagem e tecnologia |
PDF
|
Neires Maria Soldatelli Paviani, Susana Damiani |
|
CONECTADOS COM A RÁDIO GAIOLA: ETNOGRAFANDO IDENTIDADES JUVENIS NO RECREIO ESCOLAR |
PDF
|
Marta Campos de Quadros |
|
Filosofia da Educação
Hobbes: uma educação para a paz |
PDF
|
Lucas Mateus Dalsotto |
|
A relação eu outro na educação abertura à alteridade |
PDF
|
Wanderleia Dalla Costa, Carmen Lucia Fornari Diez |
|
O ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA BÁSICA: UMA LEITURA FOUCAULTIANA |
PDF
|
Liliana Souza de Oliveira, Liliana Souza de Oliveira |
|
O CONCEITO DE EMANCIPAÇÃO NAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
PDF
|
Zuleyka da Silva Duarte |
|
Desafios e reflexões: o paradigma da educação atual. |
PDF
|
Vinicius Drey, Fabricio José Brustolin |
|
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA NO PROCESSO DE RETORNO DOS JOVENS E ADULTOS À ESCOLARIZAÇÃO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS DE SANTO AUGUSTO |
PDF
|
Daniela Cristina Paulo d`Acampora |
|
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E A PESQUISA SOBRE O IDOSO NO BRASIL: diferentes abordagens da temática nas teses e dissertações (de 2000 a 2009) |
PDF
|
Rita de Cássia da Silva Oliveira |
|
Texto completo identificado - O ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
PDF
|
ricardo reuter pereira, Bettina Steren dos santos |
|
Ensino de Matemática e Ciências
ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM |
PDF
|
Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
|
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC |
PDF
|
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
|
O CAMINHO PERCORRIDO PELA SEMIÓTICA E A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Célia Finck Brandt |
|
CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS DA PESQUISA BRASILEIRA PUBLICADA EM PERIÓDICOS |
PDF
|
Marilisa Bialvo Hoffmann, Leandro Duso |
|
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius, Neiva Althaus |
|
AS PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO HUMANA NAS PRODUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1980 |
PDF
|
William Casagrande Candiotto, Elisandra de Souza Peres |
|
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO E CONSTRUINDO POSICIONAMENTOS |
PDF
|
Diana Salomão de Freitas, Neusiane Chaves Souza |
|
ENTRE SABORES E DISSABORES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA A EJA |
PDF
|
Clara Lisandra de Lima Silva, Carla Gonçalves Rodrigues |
|
História da Ciência e Experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
PDF
|
Grasiele Ruiz Silva, João Alberto da Silva |
|
A TEMÁTICA “SAÚDE” NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES CONCERNENTES A METODOLOGIAS E APRENDIZAGEM |
PDF
|
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto Da Silva |
|
UMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS |
PDF
|
Nadir Castilho Delizoicov |
|
Psicologia da Educação
AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA |
PDF
|
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
|
CONSCIÊNCIA EM VYGOTSKY: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS |
PDF
|
Rafael Fonseca de Castro, Clarice Vaz Peres Alves |
|
JOGO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA: IMPLICAÇÕES DA ALIENAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
PDF
|
Rodrigo Lima Nunes, Irineu Aliprando Viotto Filho, Tatiane da Silva Pires Felix |
|
INTERESSE FAMILIAR PELA/PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES E FRACASSO ESCOLAR |
PDF
|
Magda Floriana Damiani |
|
SUCESSO ESCOLAR E SUA POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO COM RELAÇÕES AFETIVAS POSITIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO |
PDF
|
Mariluci da Silva Mattos, Magda Floriana Damiani |
|
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
Multiculturalismo, Intercultura e as Políticas Afirmativas |
PDF
|
Deloíze Lorenzet, Vera Danair Carpenedo |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS EM FOCO |
PDF
|
Vania Beatriz Monteiro da Silva |
|
(DES) ENCAIXE: “A UFRGS NÃO É PRA MIM!” OU DAS (IM) POSSIBILIDADES DE ESTAR NA UNIVERSIDADE |
PDF
|
Michele Barcelos Doebber |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS EM FOCO |
PDF
|
Karina de Araújo Dias |
|
Reflexões sobre identidade afro-brasileira e educação |
PDF
|
Rodrigo Miguel de Souza |
|
Colorindo Invisibilidades: reflexões sobre as práticas de resistência ao preconceito e a discriminação racial na sala de aula |
PDF
|
Josiane Beloni da Cruz Dutra |
|
Educação Ambiental
Filme Wall-E como recurso didático nas aulas de filosofia: contribuindo para a Educação Ambiental de alunos do Ensino Médio |
PDF
|
Tânia Mara De Bastiani, Simone Becher Araujo Moraes |
|
INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
PDF
|
Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo |
|
MATERIAIS DIDÁTICOS PROBIO/EA: TEMÁTICAS AMBIENTAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA |
PDF
|
Ana Claudia De Nardin |
|
Gênero, Sexualidade e Educação
DISCUTINDO GÊNERO ATRAVÉS DO TRABALHO ARTESANAL |
PDF
|
Márcia Alves da Silva |
|
A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA |
PDF
|
tatiani bellettini santos, Paulo Rômulo de Oliveira Frota |
|
Educação e Arte
Uma paradinha para o café: Função poética e pedagogia |
PDF
|
Renata Ferreira da Silva |
|
ATISTAGENS, MIDIAS E CRIAÇÕES TRANSFORMANDO A ESCOLA |
PDF
|
maria cristina diederichsen |
|
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS PARA PENSAR OS MODOS DE EXISTÊNCIA NA DOCÊNCIA |
PDF
|
Thais Raquel da Silva Paz |
|
OS DANÇANTES DOS BUMBÁS DE PARINTINS E O FETICHE DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES |
PDF
|
Elizandra Garcia da Silva |
|
INFÂNCIA E ARTE CONTEMPORÂNEA: UM ENCONTRO POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO |
PDF
|
Carini Cristiana Delavald |
|
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE TRÊS TRABALHOS INVESTIGATIVOS |
PDF
|
Marcelo Barros de Borba, Renata Beck Machado, Ana Lucia de Marques e Louro |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .