Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Gestão de custos, formação do preço de venda e análise de rentabilidade de produtos em supermercados: um estudo de caso
Alex Eckert, Marlei Salete Mecca, Roberto Biasio, Sabrina Cecatto Stedile

Última alteração: 2012-11-30

Resumo


O processo de formação do preço de venda é de grande relevância para as empresas. Na formação do preço de venda, além do custo dos produtos é preciso levar em consideração outras variáveis, como a concorrência, rentabilidade. O presente estudo respondeu a seguinte questão de pesquisa: Quais são os procedimentos que os supermercados de pequeno porte devem seguir para determinar as estratégias de formação do preço de venda e da rentabilidade por eles gerada? Para atingir o objetivo da pesquisa foi utilizada a metodologia de pesquisa baseada em estudo de caso. Com base em pesquisa exploratória, constatou-se que para fins de análise de preços e tomada de decisões o melhor método de custeio a ser utilizado é o custeio variável, pois trabalha com o conceito de margem de contribuição, informação essencial para determinar a rentabilidade. Constatou-se que, mesmo o supermercado objeto de estudo formar seus preços de venda de forma empírica, eles proporcionam, para todos os produtos estudados, margem de contribuição positiva, sendo que produtos com os preços mais competitivos possuem uma rentabilidade relativamente menor. Já os produtos que não possuem muito giro têm uma margem e rentabilidade maior. Visando melhorar o desempenho, mantendo os preços competitivos, aplicou-se a técnica de flexibilização de preços onde foi possível verificar qual é o desempenho dos preços de venda que são praticados pelo Supermercado Bom Gosto, bem como evidenciar como essa técnica pode  melhorar a rentabilidade e ao mesmo tempo manter os preços competitivos.


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