Última alteração: 2012-11-29
Resumo
Dentre os vários termos relacionados à inteligência, um se destaca, tanto pela utilização prática como auxílio na construção da estratégia organizacional, quanto no volume de produção científica. Trata-se da Inteligência Competitiva, conforme fica comprovado com esta pesquisa e não poderia ser diferente, uma vez que teoria e prática constituem-se em fomento um para o outro. Para dirimir a dúvida quanto a relevância e interesse do assunto, buscou-se comprovar esta hipótese por intermédio da verificação da existência real de incremento no número de publicações deste. Para tanto realizou-se um estudo bibliométrico na base de dados Thomson Reuters, atingindo 148 artigos, referentes ao período de 1985 a 2012. Devido ao estágio de busca por consenso na definição da Inteligência Competitiva (IC) ainda existente toma-se como base para o presente artigo a definição adotada por Brody (2008), a qual conceitua a IC como um processo utilizado pelas organizações a fim de acumular informações sobre o ambiente competitivo, de uma maneira ideal e estratégica, aplicando o mesmo no planejamento e na tomada de decisão, a fim de melhorar o desempenho empresarial. Os principais resultados da pesquisa foram: a comprovação do interesse pelo assunto com significativo aumento na produção nos últimos quatro anos e em Journals de elevado impacto, seu caráter multidisciplinar que faz com que haja interesse no tema por vários autores e campos de estudo, e a percepção dos países de maior produção e interesse no termo.