Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A Gestão Estratégica da Informação em Apoio aos Processos de Criação de Conhecimento Corporativo e Vantagem Competitiva nas PME’s – Um Estudo De Caso
Diego Arisi, Simone Taffarel Ferreira

Última alteração: 2013-11-05

Resumo


O objetivo da pesquisa, cujos resultados são apresentados neste trabalho, foi o de destacar, a partir de um estudo de caso, a importância da gestão estratégica da informação como ferramenta gerencial. Nesse sentido, foram propostos os seguintes objetivos específicos: (a) contextualizar acerca do valor estratégico dado à informação como base para o processo decisório nas pequenas e médias empresas; (b) identificar as necessidades gerenciais presentes no ambiente organizacional das pequenas e médias empresas; (c) evidenciar quais necessidades impactam a utilização estratégica da informação; (d) propor a adoção de medidas capazes de satisfazer as necessidades gerenciais relacionadas à gestão informacional. A pesquisa apresentada neste artigo é de caráter exploratório e qualitativo, e compreendeu um estudo de caso conduzido em uma empresa de pequeno porte, situada na serra gaúcha, e atuante no mercado de comunicação. A partir dos resultados obtidos, ficaram evidentes os benefícios associados à gestão estratégica da informação, bem como os problemas enfrentados pela empresa na adoção e manutenção deste tipo de metodologia de gestão. Palavras-chave: informação, conhecimento, estratégia, vantagem competitiva.

Texto completo: PDF