Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A Influência da Marca no Processo de Decisão de Compra de Ferramentas Manuais nas Linhas de Construção Civil e Agrícola: Um Estudo na Empresa Paraboni Multiferramentas Indústria e Comércio Ltda
Lidiani Lamperti Benetti, Claralucia Prates Machado, Cassiane Chais, Alexandra Mazzochi Scopel, Deonir De Toni

Última alteração: 2013-11-05

Resumo


A marca conecta o consumidor às empresas como se fossem pessoas, criando vínculos baseados em valores. O trabalho aborda a influência da marca no processo de decisão de compra de ferramentas manuais nas linhas de construção civil e agrícola na empresa Paraboni Multiferramentas Ind. e Com. Ltda, tendo como objetivo principal a análise dos fatores relacionados à marca que influenciam no processo de decisão de compra. Há o resgate conceitual de marketing, marca e valor da marca. Além disso, trata acerca da imagem e posicionamento da marca, bem como, o comportamento do consumidor, focando a tomada de decisão e a satisfação do cliente. Para tanto utilizou-se uma pesquisa tipo survey caracterizada como exploratória e descritiva com a técnica de coleta de dados probabilística, aplicada em 102 clientes lojistas do Estado do Rio Grande do Sul. A partir dos achados de pesquisa  compreendeu-se que a qualidade da marca é percebida, lembrada e solicitada pelos consumidores no momento da compra assim, deliberando pedidos por parte do lojista. Através da análise percebeu-se também que existe satisfação das necessidades ao adquirir os produtos da marca Paraboni, os preços são competitivos e que a compra é influenciada pelos fatores culturais do comprador da loja.

Texto completo: PDF