Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A Inovação como Diferencial Competitivo no Mercado Internacional: Um Estudo com Empresas de Caxias Do Sul
Luiza Zanol Vanset, Fernanda Lazzari

Última alteração: 2013-11-05

Resumo


Considerando que o mercado internacional está cada vez mais dinâmico, encontrar uma vantagem competitiva perante os demais concorrentes é essencial. Dessa forma, o presente estudo investiga a inovação como um diferencial competitivo para as empresas exportadoras. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com sete respondentes e, com um roteiro de entrevistas semiestruturado, para demonstrar a percepção dos profissionais caxienses sobre a inovação de produto como gerador de competitividade no mercado externo. Verifica-se que os incentivos proporcionados pelo poder público e desenvolvidos pela empresas, de fomento à inovação e à exportação são importantes ferramentas na manutenção da competitividade internacional das empresas. Além disso, a inovação tende a gerar benefícios para as empresas exportadoras, desde expansão de mercado e preço prêmio até qualificação de funcionários. Entretanto, foi identificado que as empresas costumam ser pouco audaciosas em seus processos de inovação, o que pode dificultar o desenvolvimento de grandes inovações e a participação das mesmas no exterior. Por fim, acredita-se que as empresas exportadoras buscam se desenvolver tecnologicamente, através da inovação de produto, a fim de buscar diferencias competitivos no mercado internacional. Palavras-chaves: Inovação; Exportação; Competitividade Internacional

Texto completo: PDF