Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Contribuições da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire e da Aprendizagem Social para a Construção da Aprendizagem Organizacional
Nilson Varella Rübenich, Isabel Cristina Rasia, Eric Charles Henri Dorion

Última alteração: 2013-11-05

Resumo


Ao longo da história as organizações refletem e colaborampara a construção do modelo da sociedade. Olhando especialmente para asorganizações empresariais, vemos um modelo que foi forjado ainda no período darevolução industrial. Com o passar dos anos, pouco mais de um século depois,mudanças profundas na sociedade ocorreram e o modelo organizacional hierárquicoe burocrático vem sofrendo diversos questionamentos. Neste sentido, aaprendizagem organizacional surge como um campo de estudo e prática para amudança. Quais são as possíveis contribuições teóricas da Pedagogia daAutonomia de Freire para a Aprendizagem Organizacional? Neste sentido, traremosalguns conceitos chave de aprendizagem organizacional, especialmente daaprendizagem social nas organizações, e do pensamento de Paulo Freire, que nosdarão o embasamento necessário para esta discussão, chegando a um paradoxo:como dar liberdade de pensamento e criar espaços precípuos à aprendizagem semdeixar de lado os objetivos organizacionais, que refletem os anseios de seusacionistas e investidores? Como pensar em uma aprendizagem organizacionalvoltada para a pedagogia da autonomia?

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