Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Avaliação de Desempenho na Visão da Controladoria
Ana Paula Mansan da Rosa, Cristiane Dapper Leal, Juliane da Silva Fernandes Bacchi, Quele Zanini Borges, Margarete Luisa Arbugeri Menegotto, Maria Emilia Camargo, Gabriela Zanandrea

Última alteração: 2013-11-05

Resumo


A visão de controladoria, na interpretação das organizações, ainda é um tanto errônea. A distorção de tarefas deste profissional distorce o real foco deste departamento, que deve estar voltado para a análise e interpretação de dados, buscando alinhar a realidade da organização às suas expectativas. A avaliação de desempenho pode ser vista como uma ferramenta de controle, utilizada pelas organizações para medir o quão próximos estão os dados reais de suas expectativas. Através da utilização de indicadores sugeridos pelas bibliografias e pesquisadores de órgãos competentes de cada área, ou da criação dos índices de medição criados pela empresa de acordo com seu porte, foco, objetivo e necessidade, o gestor poderá de forma objetiva e rápida visualisar a situação de determinada área, vislumbrando tendências futuras e até mesmo a inserção da parte analisada no todo, seja este uma equipe de trabalho ou o mercado em que a organização está  inserida. Dar apenas enfoque econômico ou puramente operacional direcionaria a  avaliação a um norte unilateral, tendenciando a pesquisa a vislumbrar (e porque não, sanar as falhas de) apenas uma área.  Enquanto controladoria, deve-se dar a esta ferramenta uma visão de todo, buscando através dos indicadores a serem citados a seguir e metodologias adequadas, conforme já mencionado, visualisar a situação da organização de forma que se possa ligar todos os pontos fortes e fracos, objetivos e oportunidades,  buscando a ligação de todas as áreas e fazendo-as trabalhar pelo bem do todo e objetivos comuns da equipe.

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