Tamanho da fonte:
Avaliação de Desempenho na Visão da Controladoria
Última alteração: 2013-11-05
Resumo
A visão de controladoria, na interpretação das organizações, ainda é um tanto errônea. A distorção de tarefas deste profissional distorce o real foco deste departamento, que deve estar voltado para a análise e interpretação de dados, buscando alinhar a realidade da organização às suas expectativas. A avaliação de desempenho pode ser vista como uma ferramenta de controle, utilizada pelas organizações para medir o quão próximos estão os dados reais de suas expectativas. Através da utilização de indicadores sugeridos pelas bibliografias e pesquisadores de órgãos competentes de cada área, ou da criação dos índices de medição criados pela empresa de acordo com seu porte, foco, objetivo e necessidade, o gestor poderá de forma objetiva e rápida visualisar a situação de determinada área, vislumbrando tendências futuras e até mesmo a inserção da parte analisada no todo, seja este uma equipe de trabalho ou o mercado em que a organização está inserida. Dar apenas enfoque econômico ou puramente operacional direcionaria a avaliação a um norte unilateral, tendenciando a pesquisa a vislumbrar (e porque não, sanar as falhas de) apenas uma área. Enquanto controladoria, deve-se dar a esta ferramenta uma visão de todo, buscando através dos indicadores a serem citados a seguir e metodologias adequadas, conforme já mencionado, visualisar a situação da organização de forma que se possa ligar todos os pontos fortes e fracos, objetivos e oportunidades, buscando a ligação de todas as áreas e fazendo-as trabalhar pelo bem do todo e objetivos comuns da equipe.
Texto completo:
PDF