Última alteração: 2014-12-03
Resumo
As estratégias de internacionalização vêm ganhando destaque no contexto empresarial, uma vez que a atual fase de globalização, o aumento da concorrência, o ritmo para inovação e a abertura de novos mercados, estão impactando diretamente no desempenho das empresas em seu mercado de atuação. Diante do exposto, o estudo objetivou identificar as estratégias e o grau de internacionalização das empresas transformadoras de polímeros do Sul de Santa Catarina. A pesquisa caracterizou-se como descritiva quanto aos fins e bibliográfica e um estudo multicaso quanto aos meios de investigação. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica qualitativa com análise de conteúdo, por meio de uma entrevista em profundidade com apoio de um roteiro semiestruturado. Verificou-se que a inserção internacional ocorreu por interesse do mercado externo aos produtos comercializados, não havendo nenhum planejamento estratégico, e que as empresas se encontram no grau inicial do processo de internacionalização, efetuando exportações de forma direta e indireta. As empresas ampliariam sua atuação no mercado internacional com um planejamento estratégico junto as suas exportações, a fim de conquistar novos mercados, uma vez que as mesmas dispõem de recursos e capacidades que as possibilitam serem competitivas e obterem ainda mais sucesso internacional.