Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A Integração entre os Orçamentos Municipais e os Planos Plurianuais: O Caso de Dilermando de Aguiar-RS
Ricardo da Rosa Nogueira, Fernando do Nascimento Lock

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


O acompanhamento da gestão pública pela sociedade tem se intensificado ultimamente. Os gestores ao assumirem um cargo no Poder Executivo se deparam com diversos desafios, entre os quais merecem destaque o cumprimento do Plano de Governo, a manutenção da máquina pública, a alocação dos recursos orçamentários e o relacionamento com os burocratas e demais stakeholders. Nessa arena onde diversos interesses estão em jogo é realizado o processo decisório, assim, a execução do planejamento na área governamental possui características que o tornam mais complexo. Com maior participação nas despesas municipais, os gastos relacionados a Função Educação merecem atenção, assim, o presente estudo de caso se propõe a investigar o processo de integração entre o Planejamento Municipal constante no Plano Plurianual e a sua execução orçamentária no período 2010-2013 realizado no município de Dilermando de Aguiar – RS, investigando principalmente os seguintes eixos temáticos: planejamento e integração orçamentária; avaliação dos planos e orçamentos; gestão da informação; e processo decisório.

 

Palavras-chave: Planejamento Governamental; Plano de Governo; Integração Orçamentária; Processo Decisório; Avaliação do Plano Plurianual.


Texto completo: PDF