Tamanho da fonte:
Cocriação uma Ferramenta para oAumento da Competitividade e Desempenho Organizacional: Uma Revisão de Literatura
Última alteração: 2014-12-03
Resumo
A cocriação vem sendo um fator fundamental para o desenvolvimento das organizações, com as aceleradas mudanças, a alta competitividade de produtos, serviços e processos no mercado atualmente, torna os perfis dos consumidores cada vez mais exigentes ao processo de inovação. Nesse contexto, este estudo teve o objetivo de compreender a abordagem da literatura de como as empresas trabalham com a cocriação, bem como se esta pode ser utilizada como uma ferramenta de estratégia para melhorias no desempenho e na competitividade organizacional. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico referente ao período de 1990 a 2014, por meio do uso das bases de dados Scielo, Ebsco, Capes, Emerald. Os artigos foram selecionados e agrupados em três categorias: a) cocriação e os seus benefícios; b) como as empresas trabalham com a cocriação; c) a influência da cultura organizacional na cocriação. A literatura faz referências favoráveis à cocriação, os autores destacam que a cocriação pode ser uma ferramenta de estratégia para as organizações, melhora o desempenho organizacional bem como é uma fonte para que as organizações possam se manter competitivas no mercado.
Texto completo:
PDF