Última alteração: 2014-12-03
Resumo
Na atual economia globalizada, as organizações estão cada vez mais competitivas na busca por um lugar menos instável comparativamente aos concorrentes. Os indivíduos tornam-se elementos essenciais para o incremento de estratégias voltadas a maximização de valores distintivos percebidos pelos clientes. Em pesquisa teórica bibliográfica, identificou-se uma escola que sugere ser a remuneração um fator de influência nos resultados de produção e motivação. Porém, a área de Gestão de Pessoas tem enfrentado desafios para a gestão destes elementos organizacionais para a motivação. Neste contexto, surge a questão de pesquisa: Qual a real influência do processo de recompensar pessoas para a motivação dos funcionários? Para responder a esta questão, definiu-se como objetivo analisar a influência do processo de recompensar pessoas sobre a motivação dos funcionários. Concluiu-se que bibliograficamente o salário é fator higiênico, isto é, sua presença remove a insatisfação e sua ausência provoca-a, sendo assim, não é consenso na literatura científica que o salário é um fator motivacional, entretanto através da pesquisa de campo, concluiu-se que o salário é um grande fator motivacional.