Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Motivação Sob a Ótica da Teoria da Expectativa: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior Pública
Camille Luzia Grizon, Cláudia Soave, Tatiane Pellin Cislaghi

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


O estudo visa possibilitar a identificação do perfil e expectativas dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Bento Gonçalves, a partir da Teoria da Expectativa. Busca ainda, o estabelecimento da relação entre a teoria da expectativa e sua aplicabilidade, por meio de estudo de caso na instituição de ensino. Utilizou-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, por meio de questionários estruturados e perguntas semiestruturadas aos formandos. De forma geral, destaca-se: (i) oferta do curso gratuito e bem conceituado, ligado à Administração; (ii)  relação teoria e prática; (iii) responsabilidade do docente em “estimular ou desestimular” o discente a melhorar seu desempenho e criar novas expectativas; (iv) busca pelo conhecimento do discente como fator primordial em relação às suas expectativas; (v) Logística vista como área em ascensão e que apresenta oportunidades; (vii) ênfase sobre as visitas técnicas e à prática profissional como fator que aumenta o resultado acadêmico; (viii) relação evidente entre a expectativa estar relacionada ao estímulo externo recebido e à motivação interna para o esforço e desempenho do discente em direção a um resultado que leve em conta as recompensas direcionado às suas metas pessoais.

 


Texto completo: PDF