Última alteração: 2014-12-03
Resumo
A inovação é a fonte propulsora para o crescimento das empresas. Através da relação inovação e pessoas percebe-se o estreito vínculo existente entre elas para o crescimento, declínio ou estagnação de uma organização. Com essas premissas, este artigo analisou as características da empresa inovadora como continuamente provedora de inovações e buscou identificar as características da pessoa considerada inovadora. As evidências empíricas foram obtidas por meio de entrevistas a cinco gerentes de uma rede de lojas com filiais em todo o território brasileiro. Os gerentes foram selecionados por regiões distintas levando-se em consideração as cinco regiões geográficas do Brasil. Como resultados, chegou-se à conclusão de que uma pessoa com características inovadoras encontrará o espaço ideal para conceber ideias e para elaborar um esquema mental de “transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito”. Quanto maior for a combinação dos fatores favoráveis à inovação fértil será o espaço inovativo e, por consequência, a organização que possuir tal espaço conceberá mais facilmente a inovação. Dessa maneira, a empresa criará a cultura da inovação, ficando em vantagem competitiva sobre as demais e, em seu ambiente vicejará o espírito empreendedor, fruto do esforço e do trabalho.