Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Inovação e Pessoas: Agentes ou Restrições à Inovação
Rosaura Nunes Ramis da Costa, Valdecir Pereira Uveda, Cristine Hermann Nodari, Paula Patricia Ganzer, Daniela Tomazzoni, Alípio Ramos Veiga Neto, Cleber Cristiano Prodanov, Pelayo Munhoz Olea, Eric Charles Henri Dorion

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


A inovação é a fonte propulsora para o crescimento das empresas. Através da relação inovação e pessoas percebe-se o estreito vínculo existente entre elas para o crescimento, declínio ou estagnação de uma organização. Com essas premissas, este artigo analisou as características da empresa inovadora como continuamente provedora de inovações e buscou identificar as características da pessoa considerada inovadora. As evidências empíricas foram obtidas por meio de entrevistas a cinco gerentes de uma rede de lojas com filiais em todo o território brasileiro. Os gerentes foram selecionados por regiões distintas levando-se em consideração as cinco regiões geográficas do Brasil. Como resultados, chegou-se à conclusão de que uma pessoa com características inovadoras encontrará o espaço ideal para conceber ideias e para elaborar um esquema mental de “transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito”. Quanto maior for a combinação dos fatores favoráveis à inovação fértil será o espaço inovativo e, por consequência, a organização que possuir tal espaço conceberá mais facilmente a inovação. Dessa maneira, a empresa criará a cultura da inovação, ficando em vantagem competitiva sobre as demais e, em seu ambiente vicejará o espírito empreendedor, fruto do esforço e do trabalho.


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