Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Uso de Histórias Para Extrair Conhecimento Tácito de Especialistas
Eduardo Rubini da Silva, Fernanda D´Arrigo, Paula Patricia Ganzer, Ana Crsitina Fachinelli

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


Questões relacionadas à preservação do conhecimento organizacional vêm sendo cada vez mais discutida em estudos organizacionais. O conhecimento presente em cada indivíduo, tácito, adquirido pela experiência e presente nas práticas pode ser um diferencial na maneira com que este realiza negócios. Entretanto, é um grande desafio para as empresas manter este conhecimento individual quando um especialista deixa a organização. O presente ensaio teórico observa a questão do processo de extrair o conhecimento tácito através do ato de contar história, levando em consideração os trabalhos de Linde (2001) e Whyte e Classen (2012). Tendo em vista que ambos os trabalhos utilizam as narrativas de especialistas que estão prestes a se aposentar como método para extrair o conhecimento individual, este trabalho busca discutir pontos chaves retratado em ambos os trabalhos na busca das empresas em preservar conhecimentos.

Texto completo: PDF