Tamanho da fonte:
Hélice Tríplice e Inovação do Setor Vinícola da Serra Gaúcha
Última alteração: 2014-12-03
Resumo
A inovação contribui para o desenvolvimento econômico ao alavancar a concepção de novos mercados e de crescimento e criação de valor em cada setor de atuação. Esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção de inovação a partir do modelo da Hélice Tríplice, desenvolvido por Etzkowitz (2000), alinhada às quatro dimensões da inovação propostas pelo Manual de Oslo (2005): inovação de produto, de processo, de marketing e organizacional. Através de uma abordagem qualitativa exploratória propiciou-se o entendimento de seis empresários do setor vitivinicultor da Serra Gaúcha com relação ao assunto. Os resultados da pesquisa tendem a revelar que a inovação na indústria do vinho são melhorias nos processos de produção, a partir de tendências de mercado, e, nas empresas estudadas, não foi configurada a existência de projetos de inovação baseados na integração de Governo-Empresa-Universidade conforme defendido na Hélice Tríplice.
Texto completo:
PDF