Última alteração: 2014-12-03
Resumo
Este ensaio teórico tem por objetivo revisar as relações e explorar na literatura reflexões entre a orientação para o mercado, a orientação para a aprendizagem e o desempenho organizacional, visando o desenvolvimento de novos produtos. É discutido neste ensaio, a partir da análise das relações entre esses três construtos, algumas proposições que podem favorecer ou dificultar o desenvolvimento de novos produtos (DNP). Para implementar o objetivo proposto, foram sugeridas proposições elaboradas através de estudos de cada construto relacionados com o DNP para assinalar a maneira como os mesmos foram abordados no passado e estão sendo tratados na literatura atualmente.A orientação para o mercado é a capacidade da empresa gerar e disseminar informação sobre esse mercado, bem como obter respostas aos seus questionamentos. A orientação para a aprendizagem promove o desenvolvimento de competências, incentiva a aprendizagem nas pessoas e instiga a curiosidade para melhorar o desempenho e uma reflexão crítica sobre os pressupostos organizacionais. O desempenho organizacional está relacionado com a aplicação de todos os recursos organizacionais disponíveis para atingir as metas. De alguma maneira , estes construtos estão ligados e influenciam diretamente, ou indiretamente no desenvolvimento de novos produtos(DNP) Os construtos são abordados em proposições construídas com base na literatura onde são discutidas suas relações. Na abordagem das proposições, foram encontradas junto à literatura pesquisada, posições pró e contra as afirmativas feitas.