Última alteração: 2014-12-03
Resumo
Este estudo é resultado de uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande, por meio de um projeto de extensão empresarial denominado "Negócio a Negócio", com intuito de oferecer atendimentos gratuitos em Gestão Empresarial às microempresas, o objeto de estudo, corresponde a 5.000 empresas, da região sul do Rio Grande do Sul, e deste total uma amostra de 2.585 microempresários foram entrevistados. O estudo foi viabilizado com as informações dos questionários aplicados aos microempresários, onde o elemento de análise aborda a gestão de mercado-cliente. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é analisar qual a percepção dos microempresários quanto aos seus clientes. No aspecto metodológico se classifica como uma pesquisa descritiva, pois foi feita uma descrição dos dados relativos às microempresas. Para a análise dos dados utilizou-se uma análise descritiva. Conclui-se pelas análises realizadas, que o microempresário tem pouca percepção da sua relação com os clientes, pois apesar de afirmar que realiza todos os esforços para atender os compromissos com os clientes, não conhece exatamente as necessidades desses e, tão pouco sabe com precisão onde eles estão.