Última alteração: 2014-12-03
Resumo
Os perfumes estão relacionados ao poder que o aroma exerce em todo o organismo, nas emoções e humor, visando o bem-estar e maior qualidade de vida. É uma área de grande interesse para a indústria, que possibilita a criação de produtos e fragrâncias, levando em conta as emoções, sensações e estímulos. Este estudo teve por objetivo identificar a influência do aroma, da marca e do design da embalagem no comportamento do consumidor de perfume no momento da decisão de compra. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório e descritivo. A amostragem do estudo caracterizou-se como não probabilística por conveniência. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários fechados para consumidores do sexo feminino, com faixa etária entre 18 a 45 anos, e um estudo experimental formado por dois grupos, contendo três etapas: experimento em relação ao aroma, experimento em relação à marca e experimento em relação ao design da embalagem. Os resultados da pesquisa apontam que a marca é o principal influenciador no momento de decisão de compra, seguido pelo aroma e o design da embalagem.