Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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A Influência do Aroma, da Marca e do Design da Embalagem no Comportamento do Consumidor de Perfume no Momento da Decisão de Compra
Tammy Silva, Claralucia Prates Machado

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


Os perfumes estão relacionados ao poder que o aroma exerce em todo o organismo, nas emoções e humor, visando o bem-estar e   maior qualidade de vida. É uma área de grande interesse para a indústria, que possibilita a criação de produtos e fragrâncias, levando em conta as emoções, sensações e estímulos. Este estudo teve por objetivo identificar a influência do aroma, da marca e do design da embalagem no comportamento do consumidor de perfume no momento da  decisão  de  compra.  Para  tanto,  foi  realizado  um  estudo  exploratório e descritivo.   A amostragem do   estudo   caracterizou-se   como   não   probabilística   por conveniência. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários fechados para consumidores do sexo feminino, com faixa etária entre 18 a 45 anos, e um estudo experimental formado por dois grupos, contendo três etapas: experimento em relação ao aroma, experimento em relação à marca e experimento em relação ao design da embalagem. Os resultados da pesquisa apontam que a marca é o principal influenciador no momento de decisão de compra, seguido pelo aroma e o design da embalagem.


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