Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Inovações no Setor Calçadista: O Caso de uma Empresa do Rio Grande do Sul
Tania Craco, Gabriela Zanandrea, Maria Emilia Camargo

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


Tradicionalmente um dos grandes motivadores para a implementação de inovações no setor calçadista é a busca pela constante oferta de novos produtos ao mercado. Nesse sentido, a capacidade de inovar pode ser considerada como uma importante característica para as organizações que almejam manter-se competitivas.  A inovação é um dos elementos críticos no desempenho das empresas, visto possibilitar mudanças nos processos, assim como o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Diante do exposto, este estudo teve por objetivo identificar a contribuição da inovação no desempenho de uma organização do setor calçadista. Para tanto adotou-se um estudo de natureza aplicada, com cunho exploratório e descritivo e abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista com os gestores responsáveis pelo setor de P&D por meio de um roteiro semiestruturado. A análise dos resultados foi feita através de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados destaca-se a importância da inovação para o incremento do faturamento, market share, lucro líquido. 


Texto completo: Sem título