Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Prática Pedagógica: Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Milena Grion Basso, Eliete Maria Scopel

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica e a qualificação dos docentes que ministram aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constituíram a amostra 28 professores que ministram aulas de Educação Física para os 4º anos do Ensino Fundamental das escolas da rede pública do Município de Vacaria – RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório descritivo, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário composto por nove perguntas abertas e fechadas. A partir da análise dos dados verificou-se que os professores consideram importante a Educação Física para o desenvolvimento integral dos alunos, porém, entre alguns docentes essa disciplina ainda é considerada como recreação ou “aula livre”. Em relação à formação acadêmica dos professores, constatou-se que a maioria possui formação em nível de graduação em educação física, pedagogia, letras, geografia e uma pequena parcela são habilitados em nível de Ensino Médio. Evidenciou um aspecto positivo, que entre as escolas da rede pública municipal e uma da rede estadual encontramos profissionais graduados em Educação Física para ministrar essa disciplina. Portanto, a Educação Física precisa ser repensada pelos gestores e profissionais da educação, para que ocorram modificações nas práticas pedagógicas, possibilitando, assim ao educando vivencias significativas nas diferentes manifestações da cultura corporal. 


Texto completo: PDF