Última alteração: 2019-08-30
Resumo
O trabalho é um estudo de caso desenvolvido na empresa rural Suliani Hortifruti organização pertencente à agricultura familiar exclusivamente orgânica. Objetivou a ampliação de novos nichos de comercialização de seus produtos orgânicos a nível de mercados institucional e grupos de consumidores identificados por uma causa como slow food. O trabalho foi desenvolvido no período de dezembro de 2017 a novembro de 2018, sendo realizada análise qualitativa a partir da literatura e de casos de sucesso que apresentem soluções aplicáveis. Os resultados demonstraram a necessidade da organização investir em participações de feiras do município de São Marcos, bem como de movimentos relacionados a grupos de consumo simpatizantes do slow food. As estratégias de acesso, compreendem informações com entidades de classes para acesso ao mercado institucional, parceria com agricultores para confecções de cestas e divulgação em redes sociais bem como identificar grupos que demandem orgânicos para obtenção de informações e acesso. O estudo é relevante pois traça um caminho conceitual, podendo ser utilizado por outros agricultores que anseiam construir um mercado para comercialização de seus produtos. Como limitação tem-se a dificuldade de realização de entrevistas conforme planejado, devido à ausência de receptividade. Para estudos adicionais, sugere-se a exploração em maior profundidade, das dinâmicas de consumo de alimentos orgânico e das inter-relações produtor e consumidor sob a ótica de percepção de valor nas trocas comerciais.