Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Estratégias de Ampliação De Comercialização De Produtos Orgânicos: O case da Empresa Suliani Hortifruti
Adm Carla Rodrigues Dal Prá Suliani, Dr Oberdan Teles da Silva, Dr Vitor Francisco Della Corte, Ma Márcia Regina Maboni Hoppen Porsch, Me Gerônimo Rodrigues Prado

Última alteração: 2019-08-30

Resumo


O trabalho é um estudo de caso desenvolvido na empresa rural Suliani Hortifruti organização pertencente à agricultura familiar exclusivamente orgânica. Objetivou a ampliação de novos nichos de comercialização de seus produtos orgânicos a nível de mercados institucional e grupos de consumidores identificados por uma causa como slow food. O trabalho foi desenvolvido no período de dezembro de 2017 a novembro de 2018, sendo realizada análise qualitativa a partir da literatura e de casos de sucesso que apresentem soluções aplicáveis. Os resultados demonstraram a necessidade da organização investir em participações de feiras do município de São Marcos, bem como de movimentos relacionados a grupos de consumo simpatizantes do slow food. As estratégias de acesso, compreendem informações com entidades de classes para acesso ao mercado institucional, parceria com agricultores para confecções de cestas e divulgação em redes sociais bem como identificar grupos que demandem orgânicos para obtenção de informações e acesso. O estudo é relevante pois traça um caminho conceitual, podendo ser utilizado por outros agricultores que anseiam construir um mercado para comercialização de seus produtos. Como limitação tem-se a dificuldade de realização de entrevistas conforme planejado, devido à ausência de receptividade. Para estudos adicionais, sugere-se a exploração em maior profundidade, das dinâmicas de consumo de alimentos orgânico e das inter-relações produtor e consumidor sob a ótica de percepção de valor nas trocas comerciais. 


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