Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
RELAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES DE DUAS SOCIEDADES COM TRAÇOS CULTURAIS DE ALTO E BAIXO CONTEXTO EM UM CENÁRIO DE COCRIAÇÃO
Nicole Speguem Muratore, Fernanda Lazzari, Vandoir Welchen, Juliana Matte

Última alteração: 2019-08-30

Resumo


O objetivo deste artigo foi analisar o comportamento dos consumidores de dois países (Brasil e EUA) com traços culturais distintos inseridos em um cenário de cocriação. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de uma survey com questões de perfil e de consumo, engajamento, antecipação da satisfação e intenção de compra, no contexto de customização de um tênis. Foram escolhidos EUA e Brasil como países com perfil cultural de baixo contexto e alto contexto, respectivamente. Foram obtidos 405 casos válidos distribuídos entre os dois países (147 brasileiros e 258 cidadãos dos EUA), separados em quatro subgrupos diferentes: brasileiros com experiência prévia de cocriação (34), sem experiência prévia de cocriação (113), cidadãos dos EUA com experiência prévia de cocriação (71) e sem experiência prévia de cocriação (187). Os resultados apontaram que brasileiros são significantemente mais engajados em comparação aos cidadãos dos EUA. Contudo, os cidadãos dos EUA apresentaram médias mais altas com relação a antecipação da satisfação e a intenção de compra. Além disso, observou-se que a experiência prévia de cocriação do consumidor não conduziu a respostas comportamentais distintas.

Texto completo: PDF