Última alteração: 2019-08-30
Resumo
O presente estudo visa contribuir para a produção de saber acerca dos temas intuição e tomada de decisão no âmbito organizacional. Para tanto, é apresentada a revisão bibliométrica da produção científica referente aos temas centrais estabelecidos para este estudo. Verificou-se a natureza das publicações realizadas entre os anos de 2009 e 2019 sobre intuição relacionada à tomada de decisão no contexto empresarial, respeitando as leis da bibliometria. Além disso, produziu-se uma nuvem de palavras, a partir da qual se pode analisar qualitativamente as palavras-chaves dos artigos selecionados e suas respectivas divisões em clusters, indicando a partir destas palavras, o que está envolvido na tomada de decisões baseada na intuição de seus responsáveis. Os resultados demonstram que apesar de algumas quedas o tema possui um continuum de crescimento na área acadêmica, tendo como maiores produtores de conhecimento as universidades de Yale (EUA) e Surrey (Inglaterra). Além disso, o conceito “ethics” apareceu como palavra-chave em 44 dos 464 artigos abordados aqui, o que indica quantidades substanciais de pesquisa da inter-relação entre estes assuntos.