Última alteração: 2019-09-04
Resumo
Análises são relevantes em qualquer tipo de negócio visto que estão associadas às percepções do usuário, incluindo a avaliação das deficiências e potencialidades da empresa. Assim, esta pesquisa tem como objetivo identificar, examinar e compreender as dimensões do ambiente construído percebidas pelo cliente em um posto de abastecimento de combustível localizado no sul do Brasil a fim de reconhecer o seu desempenho e propor melhorias ao ambiente construído a partir da satisfação dos clientes. A pesquisa foi operacionalizada através de uma survey aplicada aos usuários do posto, que analisou oito dimensões teóricas do ambiente construído (aparência, conforto, configuração, funcionalidade, satisfação, localização, atendimento e valor de uso), através de 44 atributos. O resultado da análise fatorial indica que 68,53% da variância extraída refere-se a seis das oito dimensões (fatores) discriminados. Seus resultados aproximam os gestores para direcionar intervenções relacionadas ao espaço construído. Este documento identifica a necessidade de avaliar os impactos de fatores mensuráveis de avaliação pós-ocupação relacionados ao julgamento do usuário. Dentre as limitações da pesquisa, destacam-se novos estudos em diferentes contextos, para testar a confiabilidade das dimensões, e maior debate em relação ao ambiente construído vinculado à satisfação do usuário, e outros fatores que podem afetá-lo.