Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Marketing Esportivo: Estudo Das Estratégias no Futebol Brasileiro
Taila da Silveira, Mauro Andreolla Dal Pizzol, Kleber João Lamperti, Daniele Parizzi Grigolo, Graziela Balbinot

Última alteração: 2019-09-04

Resumo


No mercado do futebol existem diferentes táticas para que os objetivos de mídia e propaganda sejam alcançados pelas empresas patrocinadoras e para os clubes. A partir desse cenário, foi desenvolvido esse estudo objetivando conhecer as estratégias utilizadas pelos clubes e organizações, quais os canais de comunicação mais utilizados e que resultados essas divulgações trazem. Desse modo, identificou-se que os canais mais utilizados são a mídia visual, a impressa e a digital, por ser possível atingir o público-alvo de uma maneira mais abrangente. Sobre as estratégias, foi percebido que se sobressaem as de patrocínio, eventos e merchandising, as quais proporcionam aos clubes e empresas repercussão visual e social.  Foram apresentados dois cases, dos times do Corinthians e do Palmeiras, sobre a importância do marketing no fortalecimento de ambos os clubes. Por fim, analisou-se que para construir uma estratégia de sucesso é necessária uma identificação de quais são os torcedores de coração, o que eles esperam de seus clubes e de quem os patrocinam, uma análise de mercado também se torna coerente neste meio. Desta maneira consegue-se planejar ações estratégicas, que terão impactos positivos perante o público-alvo.


Texto completo: PDF