Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Implantação de um Método de Precificação de produtos em uma Micro e Pequena Empresa de Confecção de Artigos de Cama, Mesa e Banho
Maicon Bonatto

Última alteração: 2018-11-05

Resumo


O meio empresarial brasileiro se encontra representado por mais de nove milhões de micro e pequenas empresas, que concebem juntas um quarto do produto interno bruto.  Este crescimento fez com que o mercado se tornasse ao passar dos anos mais competitivo e acirrado. Para uma empresa se destacar é necessário desenvolver algum diferencial competitivo. Incontáveis dessas empresas nascem sem ter um correto e/ou nenhum estudo dos fatores que influenciam no seu desenvolvimento e permanência no mercado. Em meio a essas dificuldades, o baixo preço de venda é um dos mais respeitáveis fatores, no entanto a formação do preço de venda dos produtos é uma das maiores dificuldades. Consequentemente, com a falta destas orientações, as mesmas acabam por imergir em falência prematura. Entretanto, a utilização de um método de precificação correto, poderia influenciar para que os itens tenham o seu devido preço de venda. O presente trabalho tem como objetivo implantar um método de precificação de produtos. O método de pesquisa foi o estudo de caso, e todas as análises e levantamentos foram realizadas em uma microempresa de confecção de artigos de cama, mesa e banho. Ao término do estudo, chegou-se a uma proposta final de metodologia de precificação.


Texto completo: PDF