Última alteração: 2017-10-27
Resumo
A partir do desenvolvimento de projetos construídos em conjunto com as universidades e centros de pesquisa, novos conhecimentos são gerados e disseminados com o intuito de promover produtos ou processos inovadores. Portanto, a partir da Tríplice Hélice, é relevante compreender a relação de importância da hélice universidade para as inovações de produtos ou processos no Brasil. Neste contexto, este estudo teve como objetivo verificar se os setores que mais inovaram no Brasil ou que mais depositaram patentes, possuem um maior índice de cooperação com as universidades. Também, buscou-se compreender se quanto maior a busca de conhecimento externo advindo das universidades, maior é o grau de sucesso nas inovações e menor o índice de abandono de projetos. Para isso, o estudo utilizou dados quantitativos secundários obtidos por meio da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados demonstraram que o fortalecimento da relação entre o elo universidade-empresa podem inferir melhores capacidades de inovação de produtos ou processos nas empresas brasileiras, tornando-as mais competitivas e dinâmicas.